Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf promove I Seminário de Caprino e Ovinocultura na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf promove I Seminário de Caprino e Ovinocultura na Bahia

publicado: 19/10/2011 15h53, última modificação: 06/10/2023 17h10

A Codevasf promove, nos dias 20 e 21 de outubro, o I Seminário de Caprino e Ovinocultura da região de Irecê, na Bahia.  O evento é destinado a produtores e pesquisadores ligados à área, além de jovens atendidos pelo Projeto Amanhã. Serão discutidos diversos temas, como manejo geral, sanidade, nutrição e melhoramento genético. Além das palestras, o seminário terá demonstrações práticas de manejo do rebanho no Centrefértil (Centro de Treinamento de Agricultores), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, localizado em Irecê.

No evento, serão apresentadas as ações da Codevasf para o fortalecimento da ovinocaprinocultura na região de Irecê, com ênfase no desenvolvimento da cadeia produtiva. A atuação é realizada em parceria com diversas instituições, tanto no aporte de recursos orçamentários quanto na execução das ações.

Dentre as ações desenvolvidas destacam-se: implantação de Central de Negócios, Núcleos de Produção e Unidades de Transferência de Tecnologia; capacitação de produtores e técnicos; aquisição de reprodutores e matrizes, motos e veículos, laboratório de reprodução, equipamentos e materiais necessários ao funcionamento do abatedouro, frigorífico; implantação de áreas de forrageiras; e apoio a comercialização com a realização de feiras e exposições, intercâmbio de produtores.

O Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), localizado em Itaguaçu (BA), é também destaque nas ações da Codevasf na área. O local é um dos centros da empresa onde são promovidos, por meio do Projeto Amanhã, cursos relacionados à temática de caprinos e ovinos. O Centro é referência em bases sustentáveis para o semiárido, desenvolvendo tecnologias apropriadas para serem replicadas pelos produtores e tem contribuído para o fortalecimento da região.

Lançamento do Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

Durante o seminário, a Codevasf fará o lançamento do “Manual de Criação de Caprinos e Ovinos”, um material didático e atualizado voltado para auxiliar o profissional e o produtor, atuantes nessa área. No manual, está disponível uma série de informações sobre o manejo de criação de caprinos e ovinos, como instalações e equipamentos; uso de pastagens na alimentação; alimentação suplementar; manejos sanitário e reprodutivo; escrituração zootécnica; agronegócio e organização da cadeia produtiva; linhas de crédito e outros assuntos.

A publicação faz parte das ações da Codevasf para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local – APL de Caprinovinocultura. Ao longo dos anos, a empresa, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, tem intensificado seu apoio à estruturação dessa atividade econômica, por meio da aquisição de equipamentos, animais reprodutores, implantação de núcleos de produção, abatedouros equipados e unidades de beneficiamento de carne de caprinos e ovinos. Além da mobilização e capacitação de produtores e participação em feiras de comercialização de animais e produtos.

A distribuição é gratuita. Os interessados podem encaminhar o pedido via postal para a Gerência de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, SGAN, quadra 601, Conjunto I, Ed. Manoel Novaes, Brasília - DF, CEP: 70.830-901. Na internet, o material está disponível no site da Codevasf (clique aqui para fazer download).