Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf participou do Simpósio Brasileiro de Salinidade
conteúdo

Notícias

Codevasf participou do Simpósio Brasileiro de Salinidade

A Codevasf participou do Simpósio Brasileiro de Salinidade, realizado de 12 a 15 de outubro em Fortaleza, com o tema “Integração das pesquisas básicas e aplicadas”. No evento, que reuniu diversos pesquisadores do Brasil e do exterior, a empresa foi representada pelo engenheiro agrônomo Hermínio Hideo Suguino, da Gerência de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação.
publicado: 22/10/2010 15h09, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf participou do Simpósio Brasileiro de Salinidade, realizado de 12 a 15 de outubro em Fortaleza, com o tema “Integração das pesquisas básicas e aplicadas”. No evento, que reuniu diversos pesquisadores do Brasil e do exterior, a empresa foi representada pelo engenheiro agrônomo Hermínio Hideo Suguino, da Gerência de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação. Ele integrou um painel em que apresentou a palestra “Problemas de drenagem e salinidade nos Perímetros Irrigados do Vale do São Francisco”.

Durante o simpósio, foi lançado ainda o livro “Manejo da Salinidade na Agricultura: Estudos Básicos e Aplicados”. A publicação, editada com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal/CNPq), reúne 25 artigos, entre eles, o que trata sobre “Dimensionamento de sistemas de drenagem”, escrito por Hermínio Hideo e José C. Barros, engenheiro agrônomo que presta apoio à Codevasf por meio da empresa Projetec.

No artigo, segundo Hideo, são abordadas técnicas para a elaboração de projetos de drenagem superficial e subterrânea. “O sistema de drenagem superficial tem como objetivo escoar os excessos de água, evitando a erosão dos solos e protegendo estruturas como estradas e canais de irrigação. O sistema provê também a saída para os tubos de drenagem subterrânea que permite controlar os níveis de salinidade no perfil do solo”, explica o engenheiro.