Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf apoia participação de produtores familiares na Feira SemiáridoShow 2011
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia participação de produtores familiares na Feira SemiáridoShow 2011

Teve início ontem (22) a Feira SemiáridoShow 2011, com o tema “Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar”. O evento, realizado pela Embrapa e Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), acontece até próxima quinta-feira (25), no Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina (PE).
publicado: 23/08/2011 15h51, última modificação: 06/10/2023 17h10

Teve início ontem (22) a Feira SemiáridoShow 2011, com o tema “Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar”. O evento, realizado pela Embrapa e Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), acontece até próxima quinta-feira (25), no Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina (PE).

Em sua quarta edição, a feira vai reunir 14 unidades da Embrapa, cinco ministérios (Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Relações Exteriores e Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e órgãos dos governos da Bahia e de Pernambuco. O apoio público à realização se estende a instituições como o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf; Chesf; Sebrae; Banco do Nordeste; Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O MI e a Codevasf apoiam a participação, no evento, de produtores familiares das áreas de sequeiro do Projeto Pontal, em Pernambuco, do Perímetro Irrigado Salitre, na Bahia, do Sistema Itaparica e dos Arranjos Produtivos Locais das áreas de atuação das superintendências da Companhia em Petrolina e Juazeiro. A feira é uma oportunidade para que eles possam expor e comercializar produtos, além de conhecer novas tecnologias.

No estande, o público pode conferir as alternativas de convivência com o Semiárido desenvolvidas na área de sequeiro do Projeto Pontal, a exemplo do beneficiamento de produtos artesanais oriundos do extrativismo racional e sustentável da caatinga, onde as comunidades produzem suco, calda e doce de umbu. Também se destaca a produção artesanal do doce de leite e queijo feitos com o leite da cabra e as demonstrações de plantios de hortaliças. Do Perímetro Irrigado Salitre estão expostos as culturas que inauguraram o início da operação do empreendimento de irrigação.

Os visitantes ainda podem conferir os principais cultivos do Sistema Itaparica, como a banana, goiaba, manga e macaxeira, além da produção artesanal da agricultura familiar que representa uma alternativa de geração de renda para a juventude rural. Em exposição está o artesanato feito com fibras de bananeira, esculturas em madeira e trabalhos manuais como o crochê e bonecas de pano.

A estudante de agronomia, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Isabel Almeida de Souza, em visita ao estande, falou da importância de apresentar para a região as novidades que a Companhia vem desenvolvendo para o segmento da agricultura familiar. “Podemos dizer que a agricultura familiar é o centro do desenvolvimento, já que nos alimentamos da produção dessas famílias e essa produção merece ser divulgada”, resume.

A Feira SemiáridoShow 2011 estará aberta ao público das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita. Para ver a programação completa, acesse: http://semiaridoshow2011.blogspot.com/


Com informações da Embrapa Semiárido