Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Apoio da Codevasf à agricultura familiar do Piauí será destacada na Expoeiras
conteúdo

Notícias

Apoio da Codevasf à agricultura familiar do Piauí será destacada na Expoeiras

Mais de 300 kits de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Oeiras (PI) têm ajudado os agricultores familiares do município a aumentar sua produção e gerar renda. A experiência bem-sucedida será o destaque do estande da Companhia na 1ª Exposição dos Potenciais do Homem do Campo (Expoeiras), que acontece de 30 de maio a 02 de junho no Parque de Exposição Antônio Tapety, no município de Oeiras, distante aproximadamente 322 km da capital, Teresina.
publicado: 29/05/2013 11h26, última modificação: 06/10/2023 17h11

Mais de 300 kits de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Oeiras (PI) têm ajudado os agricultores familiares do município a aumentar sua produção e gerar renda. A experiência bem-sucedida será o destaque do estande da Companhia na 1ª Exposição dos Potenciais do Homem do Campo (Expoeiras), que acontece de 30 de maio a 02 de junho no Parque de Exposição Antônio Tapety, no município de Oeiras, distante aproximadamente 322 km da capital, Teresina.

"A participação da Codevasf nesta exposição é muito importante, porque a empresa tem ações ligadas aos Arranjos Produtivos Locais nesta região, principalmente na agricultura familiar que já conta com uma associação de irrigantes. A ovinocaprinocultura também está começando a se organizar. E essa é uma oportunidade para interligar a comunidade local, municípios da região e os produtores", pontua o responsável pelo escritório de apoio técnico da Codevasf em Oeiras, Everaldino de Brito.

Os equipamentos de irrigação distribuídos pela Codevasf têm capacidade de irrigar uma área de 500 m2 cada. Destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais com produção de hortaliças ou frutas, os kits têm como principal objetivo agregar valor à produção. Eles permitem a irrigação por gravidade, o que dispensa o uso de qualquer fonte de energia, barateando a produção. A irrigação por gotejamento apresenta ainda outras vantagens como uso racional da água, diminuição do aparecimento de doenças foliares e adaptação a diferentes tipos de plantio.

Para que a família possa receber o benefício, existem diversos critérios: ser de baixa renda; residir na zona rural; ter disponibilidade de água para utilização na irrigação, sem comprometer o consumo da própria família e a dessedentação dos animais; ter assistência técnica garantida pelo governo federal - no caso, por meio da Codevasf, e ainda a validação pela equipe técnica da Companhia e do Ministério da Integração Nacional (MI).

A Expoeiras contará com a exposição de animais, de produtos locais, minicursos, workshops, oportunidades de negócios e atrações musicais. A expectativa de público é de mais de 40 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Apoio à ovinocaprinocultura

A ovinocaprinocultura tradicionalmente desenvolvida no estado do Piauí e reconhecida não só pelas potencialidades, mas também pela relevância sócio- econômica, tem sido tratada como prioridade pelas políticas de desenvolvimento dos setores produtivos locais, notadamente de capacitação e difusão de tecnologias.

No município de Oeiras está a usina de beneficiamento de leite da Associação dos Pequenos Produtores de Leite da Região de Oeiras, concluída em 2010 por uma parceria da Codevasf com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e que conta com o apoio da prefeitura municipal. A estrutura possibilita maior organização da atividade e a revitalização da bacia leiteira da região, que é reconhecida por seu potencial de produção e envolve os municípios piauienses de Colônia do Piauí, Santa Rosa, Tanque do Piauí, São João da Varjota e Elesbão Veloso.

A capacidade instalada para beneficiamento é de 6 mil litros ao dia, o que pode beneficiar diretamente 140 produtores de leite organizados em associação e indiretamente em torno de 240 famílias envolvidas no setor produtivo.

Outra área de atuação da empresa em Oeiras são as ações de capacitação e treinamento da juventude por meio do Projeto Amanhã, uma parceria da Codevasf com a Fundação Dom Edilberto Dinkelborg para implantação de projetos nas áreas de avicultura, ovinocaprinocultura e horticultura nas escolas famílias agrícolas (EFAs), um investimento estimado em R$ 200 mil.

Piauí ganha peixamentos

Na piscicultura, a Codevasf trabalha em parceira com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) na distribuição de tanques-rede, alevinos, ração e capacitação técnica para os beneficiários da Barragem de Salinas, no município de São Francisco do Piauí, a 40 km da cidade de Oeiras.

Nesta quarta-feira (29), às 10h, a empresa promove a primeira soltura de peixes na barragem Salinas, situada na bacia hidrográfica do rio Canindé, com apoio da colônia de pescadores Z-24 da região que irão transportar os filhotes das espécies curimatã e tambaqui em suas canoas e soltá-los em diversos pontos da barragem.

Os peixamentos também são uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco na interdependência entre conservação da biodiversidade, qualidade de vida e economia local. Outro benefício dos peixamentos é a fixação da população local devido a manutenção da pesca e da segurança alimentar gerada pelo aumento dos estoques pesqueiros no rio.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/31-apoio-da-codevasf-a-agricultura-familiar-do-piaui-sera-destacada-na-expoeiras.mp3