Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Janaúba recebe caminhão para manutenção de aterros implantados pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Janaúba recebe caminhão para manutenção de aterros implantados pela Codevasf

O aterro sanitário e o aterro controlado implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Janaúba (MG) terão sua operação e manutenção facilitadas. Isto porque a Codevasf efetivou esta semana a doação, com entrega imediata, de um caminhão equipado com tanque efluente para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas, que opera o aterro há cerca de um ano.
publicado: 17/04/2013 18h46, última modificação: 06/10/2023 17h11

O aterro sanitário e o aterro controlado implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Janaúba (MG) terão sua operação e manutenção facilitadas. Isto porque a Codevasf efetivou esta semana a doação, com entrega imediata, de um caminhão equipado com tanque efluente para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas, que opera o aterro há cerca de um ano. O termo de doação foi assinado pelo diretor da área de revitalização das bacias hidrográficas, José Augusto Nunes, na sede da superintendência da Companhia, em Montes Claros.

O documento também foi assinado pelo superintendente regional em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, pelo presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Catuti, Hélio Pinheiro da Cruz Junior, como parte dos beneficiários, pelo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada e pelo prefeito de Nova Porteirinha Raul Alves da Rocha. Estes municípios também são beneficiados pelo aterro.


Destinação adequada

Com recursos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foram investidos na implantação desses aterros R$ 4,4 milhões para construção de um prédio administrativo, um galpão para triagem de materiais recicláveis, com os devidos equipamentos, além da aquisição de uma retroescavadeira, um trator de esteira, duas prensas hidráulicas, um caminhão tanque, um caminhão caçamba e agora um caminhão equipado com tanque efluente.

Segundo o diretor da Codevasf José Augusto Nunes, os aterros vão resolver um dos maiores problemas ambientais de Janaúba e região, que era a disposição inadequada dos resíduos sólidos a céu aberto, gerados por uma população de mais de 70 mil pessoas, que produz diariamente em torno de 160 metros cúbicos de resíduos domiciliares e comerciais na área urbana, além de grande quantidade de lixo séptico gerado nos estabelecimentos de saúde de vários municípios da região da Serra Geral.

"De acordo com estudos técnicos da Codevasf, pelos próximos 26 a 30 anos Janaúba e municípios limítrofes não precisarão se preocupar com os destinos dos seus resíduos sólidos", completou o diretor.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/17-municipio-mineiro-recebe-caminhao-para-manutencao-de-aterros-implantados-pela-codevasf.mp3