Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Acordo para implantação do Projeto Jequitaí, em Minas Gerais, será assinado amanhã (12)
conteúdo

Notícias

Acordo para implantação do Projeto Jequitaí, em Minas Gerais, será assinado amanhã (12)

Amanhã (12/05), às 9 horas, o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho estará presente no Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para assinatura de um documento que objetiva formalizar a cooperação para se implantar e otimizar os múltiplos usos do Projeto Jequitaí.
publicado: 11/05/2011 15h38, última modificação: 06/10/2023 17h09

Amanhã (12/05), às 9 horas, o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho estará presente no Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para assinatura de um documento que objetiva formalizar a cooperação para se implantar e otimizar os múltiplos usos do Projeto Jequitaí.

Estão envolvidos nesse convênio o MI, por meio da Codevasf, a Fundação Rural Mineira (Ruralminas), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (SEAPA), a Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (SEDVAN) e a International Finance Corporation (IFC). Na solenidade de assinatura, estarão presentes ainda representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A área do Projeto Jequitaí engloba 12 municípios mineiros, o que representa um total de 587 mil habitantes. O empreendimento prevê, entre outras ações, a construção de duas barragens visando à regularização da vazão do rio Jequitaí, à formação de um reservatório de água, à geração de 20 MW de energia e ao aproveitamento hidroagrícola de cerca de 30 mil hectares.

Na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), o Governo Federal decidiu priorizar a retomada do Projeto, alocando o valor de R$ 304 milhões, a ser investido no período de 2011 a 2014.