Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ações da Codevasf de apoio à apicultura serão destaque na Pecnordeste 2013
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf de apoio à apicultura serão destaque na Pecnordeste 2013

A apicultura será o foco da participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no XVII Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste 2013, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), de 3 a 5 de setembro. Com o tema “Viver bem no semiárido”, o evento apresentará uma extensa programação técnico-científica com palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, além de exposição de cadeias produtivas a fim de estimular geração de negócios.
publicado: 29/08/2013 11h49, última modificação: 06/10/2023 17h11

A apicultura será o foco da participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no XVII Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste 2013, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), de 3 a 5 de setembro. Com o tema “Viver bem no semiárido”, o evento apresentará uma extensa programação técnico-científica com palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, além de exposição de cadeias produtivas a fim de estimular geração de negócios.

No estande da Codevasf, haverá exposição de produtos da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), entidade apoiada pela Companhia que congrega oito cooperativas e beneficia hoje cerca de 960 famílias de produtores. “Esta é mais uma oportunidade, em parceria com a Codevasf, de divulgar nosso mix de produtos, que inclui bisnagas e sachês de mel orgânico, sprays de mel com própolis, entre outros itens com certificação Fair Trade (comércio justo)”, afirma o presidente da Casa Apis, Antonio Leopoldino Dantas Filho.

“Proporcionar a ida de produtores a eventos técnicos, exposições e feiras é uma oportunidade de capacitar, promover a interação, trocar conhecimentos e experiências, além de possibilitar a inserção mercadológica da agricultura familiar”, explica a chefe da Unidade de Apoio aos Arranjos Produtivos da Codevasf, Izabel Aragão.

A Codevasf também irá participar, durante a Pecnordeste, da reunião da Câmara do Mel e Produtos das Abelhas. Na ocasião, serão abordadas ações emergenciais adotadas e propostas de médio e longo prazo para uma convivência sustentável com o semiárido.

Apoio à apicultura

Para estruturação da atividade apícola, a Codevasf investiu, de 2004 a 2011, recursos da ordem de R$ 19 milhões em toda sua área de atuação, com destaque para o norte de Minas; sudeste e sudoeste do Piauí; Moxotó, Araripe, Pajeú e Sertão do São Francisco, em Pernambuco; microrregiões de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, na Bahia, e territórios do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe.

Essas ações envolveram recuperação de pastos apícolas; fornecimento de colmeias, indumentárias e equipamentos apícolas e implantação de apiários, casas de mel e entrepostos. Além disso, incluíram o apoio à participação de produtores e técnicos em seminários, congressos, eventos de divulgação e comercialização de produtos apícolas e intercâmbios.

Em 2012 e 2013, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), a Codevasf está investindo cerca de R$ 31 milhões na apicultura, beneficiando cerca de 3 mil famílias com kits produtivos. Os investimentos integram o eixo Inclusão Produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Rota do mel e inclusão produtiva

Os kits produtivos adquiridos pela Codevasf e distribuídos entre os apicultores são de diversos tipos, variando de acordo com as características do apicultor, do clima, da área, da flora disponível. Há kits individuais com 10, 20 e 30 colmeias completas, além de kits comunitários e estruturantes, que poderão comportar unidades de extração de mel, entrepostos, unidades de beneficiamento de pólen ou de cera de abelhas e ainda equipamentos diversos, desde baldes até balanças, tanques e centrífugas.

Após a mobilização, cadastro e seleção dos apicultores, atendendo aos critérios estabelecidos pelo programa, serão distribuídos os kits, e esses apicultores serão capacitados e acompanhados pelas equipes contratadas pela Codevasf. A assistência técnica é fornecida em parceria com prefeituras, governos estaduais e o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Com isso, os beneficiários passam a integrar a Rota do Mel, que é uma das "Rotas de Integração Nacional" - principal estratégia da SDR/MI para atuação no adensamento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e no Plano Brasil Sem Miséria. A Rota é uma metodologia que trata do desenvolvimento econômico das regiões mais desiguais a partir de eixos logísticos, incorporando cooperação, tecnologia, acesso ao mercado e educação das populações situadas ao redor desses eixos.

Pecnordeste 2013

A Pecnordeste tem como objetivo o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio da pecuária. O evento destaca os segmentos de apicultura, pesca, avicultura, bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura, equinocultura e suinocultura.

Além da programação técnica, o seminário contará com uma área de 10 mil metros quadrados para exposição, onde serão realizadas a XVII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a II PecLeite, com estímulo à geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais e incentivo a atividades não-agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo.

O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrar/CE) e Sindicatos dos Produtores Rurais.

Para mais informações, acesse: http://www.pecnordestefaec.org.br/2013/

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/02-acoes-da-codevasf-de-apoio-a-apicultura-serao-destaque-na-pecnordeste-2013.mp3