Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ação da Codevasf leva água para mais de 1,5 mil moradores do semiárido mineiro neste mês
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf leva água para mais de 1,5 mil moradores do semiárido mineiro neste mês

Mais de 1,5 mil moradores de 14 comunidades rurais localizadas em cinco municípios do norte de Minas Gerais tiveram acesso a água assegurado nesta primeira quinzena de julho graças à perfuração de poços tubulares e à distribuição de equipamentos e materiais destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
publicado: 16/07/2013 17h03, última modificação: 06/10/2023 17h11

Mais de 1,5 mil moradores de 14 comunidades rurais localizadas em cinco municípios do norte de Minas Gerais tiveram acesso a água assegurado nesta primeira quinzena de julho graças à perfuração de poços tubulares e à  distribuição de equipamentos e materiais destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

As ações são destinadas a aliviar os efeitos da estiagem no semiárido mineiro. Além da perfuração dos poços tubulares, foram doados às associações de moradores das comunidades beneficiadas equipamentos como caixas d’água de fibra de vidro, bombas submersas, tubos de PVC e reservatórios metálicos – um investimento de aproximadamente R$ 103 mil, realizado com  recursos de emendas  parlamentares.

As três primeiras comunidades beneficiadas foram Cana Brava, Barbosa e Nova Glória, no município de Janaúba; 44 famílias receberam três poços tubulares totalmente equipados, com bombas submersas e reservatórios. “Estamos atendendo um dos maiores e mais antigos anseios dos moradores dessas comunidades, que nesta época do ano buscam água longe de casa para consumo doméstico”, afirmou o secretário de agricultura do município de Janaúba, José Cláudio Viana de Azevedo.

No município de Francisco Sá, as seis comunidades beneficiadas foram: Prudente, Terra Quebrada, Santos Reis, Capão Velho, Vale do Gorutuba e Traçadal, com 82 famílias atendidas com reservatórios metálicos e mais de 12 mil metros de tubos PVC. Em São João da Ponte, 35 famílias receberam mais de três mil metros de tubos PVC para distribuição de água nas comunidades de Moreira, Nossa Senhora Aparecida e São José. Em Bocaiúva, foram necessários 5,8 mil metros de tubos PVC, dois reservatórios metálicos, uma bomba cloradora e 71 hidrantes para atender a 83 famílias das comunidades de Campina e Assentamento Santa Ingrácia. Para a comunidade de Caldeirãozinho, no município de Porteirinha, a Codevasf entregou 5,9 mil metros de tubos PVC para levar água às residências de 15 famílias, numa das regiões mais secas do estado.

“Por ser uma ação de alto alcance social e comunitário, que permite a melhoria da saúde e, consequentemente, a qualidade de vida dos beneficiados, a doação desses equipamentos e materiais para as comunidades rurais do vale do rio São Francisco ocorre durante todo o ano. Não é apenas uma ação esporádica”, explica o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues. A demanda, observa ele, parte das prefeituras e associações comunitárias, e é atendida pela Codevasf na medida em que os recursos estejam disponíveis.

Foto: Frederico Celente / Codevasf

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/10-acao-da-codevasf-leva-agua-para-mais-de-1500-moradores-do-semiarido-mineiro-neste-mes.mp3