Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ação da Codevasf garante sobrevivência de três mil peixes em área afetada por estiagem
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf garante sobrevivência de três mil peixes em área afetada por estiagem

Cerca de 500 pessoas – entre pescadores, agricultores e assentados que vivem no entorno da Lagoa do Jacaré, em Paratinga, no semiárido baiano – terão a pesca de subsistência preservada. Isto porque técnicos da 2ª Superintendência Regional da Codevasf e do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma estão garantindo a sobrevivência de aproximadamente três mil peixes de espécies nativas, com sua transferência para o rio São Francisco, uma vez que a lagoa, afetada pela estiagem prolongada, está quase totalmente seca. Peixes de seis espécies – Curimatã, Cari, Apanhari, Lamprão, Bufão e Traíra – foram capturados e transportados para o Velho Chico.
publicado: 01/08/2013 15h42, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de 500 pessoas – entre pescadores, agricultores e assentados que vivem no entorno da Lagoa do Jacaré, em Paratinga, no semiárido baiano – terão a pesca de subsistência preservada. Isto porque técnicos da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma estão garantindo a sobrevivência de aproximadamente três mil peixes de espécies nativas, com sua transferência para o rio São Francisco, uma vez que a lagoa, afetada pela estiagem prolongada, está quase totalmente seca. Peixes de seis espécies – Curimatã, Cari, Apanhari, Lamprão, Bufão e Traíra – foram capturados e transportados para o Velho Chico.

“É muito triste ver a lagoa seca. Eu nasci e me criei nessa lagoa, tanto pescando quanto plantando e dando de beber aos animais. O transporte desses peixes para o rio é de muita valia para nós que vivemos da lagoa, porque todos os dias que acordo e olho os peixes morrendo, sem ter o que fazer, meu coração fica apertado. Sem a ajuda do governo federal, muitas pessoas que vivem aqui já teriam morrido de fome”, disse Manoel Francisco dos Santos, morador da comunidade.

A Lagoa do Jacaré fica a seis quilômetros do rio São Francisco, tem uma área de aproximadamente 2,4 milhões de metros quadrados e servia de fonte de subsistência para cerca de 500 pessoas que moram no entorno, entre pescadores, agricultores e assentados. Em razão da estiagem prolongada, a lagoa se encontra em situação de emergência, assim como outras lagoas e reservatórios d’água que eram abastecidos pelo rio São Francisco na época das cheias, pois há dois anos não recebem água do rio. Muitas lagoas já secaram completamente, enquanto outras, como a do Jacaré, estão praticamente secas.

Logoa do Jacaré (BA)“Em momentos de seca como este é importante transferir uma parte dos peixes das lagoas marginais, que estão secando, para o Velho Chico. Sabemos que os estoques pesqueiros nelas presentes são de importância econômica e ambiental na região, pois além de garantir fonte de alimento e renda para as comunidades ribeirinhas, contribuirão com o repovoamento do rio. Os peixes que continuam na lagoa serão fonte de alimento para outras espécies”, explica Jackson Ladeia, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma, ligado à 2ª SR da Codevasf, que é baseada em Bom Jesus da Lapa, região do Médio São Francisco baiano.

Crédito das fotos: Rodrigo Bernardes

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/03-acao-da-codevasf-garante-sobrevivencia-de-peixes-em-area-afetada-pela-seca-na-bahia.mp3