Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > 15 novas chamadas públicas para Territórios da Cidadania e Semiárido
conteúdo

Notícias

15 novas chamadas públicas para Territórios da Cidadania e Semiárido

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) deu início na última terça -feira (30/11) à quarta etapa da implementação da Lei 12.188/10 de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 15 chamadas públicas.
publicado: 03/12/2010 10h41, última modificação: 06/10/2023 17h09

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) deu início na última terça -feira (30/11) à quarta etapa da implementação da Lei 12.188/10 de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 15 chamadas públicas para prestação de serviços em municípios dos Territórios da Cidadania e do Semiárido brasileiro. Os trabalhos estão orçados em aproximadamente R$ 28 milhões e vão beneficiar 31 mil famílias de agricultores familiares.
 
Serão sete chamadas direcionadas a 14.230 famílias de agricultores familiares nos Territórios da Cidadania e oito para atender a 16.926 agricultores na região do Semiárido do Nordeste. As chamadas públicas estão disponíveis no portal do MDA (www.mda.gov.br), e as entidades terão 30 dias para apresentar projetos, contados a partir da data de publicação no DOU. O prazo final para o envio de projetos para esta quarta etapa é dia 30 de dezembro.
 

A seleção das propostas será baseada em critérios exclusivamente técnicos, valorizando a entidade que tenha experiência em atividades de ATER, que apresente metodologia de trabalho compatível com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar (Pnater) e o currículo da equipe técnica. Só poderão apresentar propostas as entidades previamente credenciadas nos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

A prestação de serviços será fiscalizada pelas Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDA) nos estados. O público beneficiário e o valor da prestação dos serviços já foram determinados pelo MDA.

O link é http://www.mda.gov.br/portal/institucional/Chamada_de_ATER

Credenciamento de entidades

A nova ATER começou a ser implementada em julho de 2010. A primeira e segunda etapas de publicação de chamadas totalizaram 86 editais para a prestação de serviços de Ater. A nova ATER foi criada pela Lei 12.188/10, que institui a Pnater e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).
O MDA, em conjunto com os Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), está credenciando instituições encarregadas de executar a assistência técnica.

Para se cadastrar, a instituição poderá ter ou não fins lucrativos, deverá atuar no estado em que solicitar o credenciamento e ter pessoal capacitado para esse trabalho. Deverá, ainda, estar legalmente constituída há mais de cinco anos, caso não seja entidade pública. Mais informações sobre o credenciamento: http://www.mda.gov.br/portal/institucional/novaleideater.

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=6055551