Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Workshop em Juazeiro
conteúdo

Notícias

Workshop em Juazeiro

Com o objetivo de discutir oportunidades e experiências do setor florestal, acontece nos dias 28 e 29 de setembro, na cidade de Juazeiro, na Bahia, o evento "Workshop: plano integrado de desenvolvimento florestal
publicado: 25/09/2006 11h38, última modificação: 01/11/2022 14h09


Com o objetivo de discutir oportunidades e experiências do setor florestal, acontece nos dias 28 e 29 de setembro, na cidade de Juazeiro, na Bahia, o evento "Workshop: plano integrado de desenvolvimento florestal para a bacia do rio São Francisco". O workshop é resultado de parceria entre a Codevasf, Universidade Federal de Lavras e o Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente para a construção do Plano Integrado de Desenvolvimento Florestal da Bacia do São Francisco. A primeira fase está sendo viabilizada para os estados de Minas Gerais e Bahia. A segunda fase, para os estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas será coordenada e iniciada pelo Programa Nacional de Florestas, ainda este ano. São ações inseridas no contexto do Programa de Revitalização.

O engenheiro florestal da Codevasf, Adriano Melo, explica que o evento contempla quatro componentes, "Florestas plantadas, recuperação de áreas de preservação permanente, manejo de florestas nativas e desenvolvimento institucional". Essas ações incluem, ainda, a realização de estudos sobre os modelos de recuperação de áreas alteradas para a bacia do São Francisco, como levantamentos da vegetação e definição de modelos de recuperação e a implantação de 04 centros de referência em recuperação de áreas alteradas. Os centros serão implantados em parceria com universidades na bacia do São Francisco. Com esse conjunto de iniciativas estruturantes na área florestal, o Programa de Revitalização passará a contar com um poderoso instrumento para melhorar a articulação e eficiência das ações, em parceria com governos estaduais, municipais, universidades e sociedade civil.

Entre os assuntos abordados estão "Florestas plantadas" com as seguintes palestras de referência: silvicultura do eucalipto na região de Barreiras (BA) e espécies florestais potenciais para sistemas agroflorestais no Semi-Árido. O manejo de florestas nativas também ganha destaque por meio de palestras sobre experiências no cerrado e na caatinga. O desenvolvimento institucional será debatido com ênfase no vale do São Francisco e mecanismos de reposição florestal na Bahia.