Notícias
Visita da Comitiva de Israel
O presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, recebeu na Sede da Empresa a comitiva do ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Israel, Shalom Simhom. Estiveram presentes, o ministro interino da Integração Nacional, Pedro Augusto Sanguinetti, técnicos do Ministério, a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, os diretores das Áreas de Gestão de Empreendimentos de Irrigação e de Desenvolvimento Integrado e Infra-estrutura da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho e Clementino Souza Coelho, respectivamente, entre outras autoridades.
Na ocasião, o presidente da Codevasf agradeceu a presença de todos e falou sobre o trabalho da Empresa. “Ao longo de 34 anos, a Codevasf firmou importantes parcerias para projetos de engenharia e também de cunho social, elevando as condições de vida da população”, disse. O ministro de Israel afirmou que o Brasil é um grande parceiro. “Nós pretendemos compartilhar conhecimentos, sucessos e também dúvidas”, relatou. Ele disse estar satisfeito com as visões de futuro da Codevasf, apresentadas durante a visita. “Todos esses planos serão implementados e o resultado trará benefícios pra muita gente”, completou.
Pedro Sanguinetti destacou a receptividade que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, teve ao visitar Israel, quando foi assinado um acordo de cooperação entre o Ministério e o governo de Israel. A cooperação entre os dois países prevê uma troca de conhecimentos técnicos nas áreas de tecnologia agrícola para regiões semi-áridas, gestão de recursos hídricos, reutilização e purificação da água, tratamento de águas residuais e meio ambiente e água para aplicação na agricultura.
Rosalvo de Oliveira Júnior, do Ministério da Integração Nacional, falou sobre a experiência que ele e outros técnicos tiveram quando estiveram em Israel para se aperfeiçoar nas novas técnicas de reutilização de água e aproveitamento agrícola desenvolvidas pelos israelenses.
Isaac Pinto Averbuch, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, falou sobre as Parcerias Público-Privadas nos projetos de irrigação. João Santana, presidente do Conselho de Administração da Codevasf, ressaltou a importância da realização de estudos como esse que permitem utilizar ensinamentos de Israel na eficiência hidro-agrícola. “Precisamos melhorar nossos conhecimentos no que diz respeito ao uso da água”, acrescentou.