Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > VIII FEPEMOR - Feira do Peixe de Morada Nova de Minas
conteúdo

Notícias

VIII FEPEMOR - Feira do Peixe de Morada Nova de Minas

Com apoio da Codevasf, acontece, no período de 09 a 11 de outubro, a VIII FEPEMOR - Feira do Peixe de Morada Nova de Minas. Como parte da programação, será realizada exposição de serviços e produtos em workshop voltados para produtores e empresas que atuam na área de aquicultura e atividades afins
publicado: 06/10/2009 15h47, última modificação: 01/11/2022 14h11

Com apoio da Codevasf, acontece, no período de 09 a 11 de outubro, a VIII FEPEMOR - Feira do Peixe de Morada Nova de Minas. Como parte da programação, será realizada exposição de serviços e produtos em workshop voltados para produtores e empresas que atuam na área de aquicultura e atividades afins. No local, acontecem também feira de artesanato, torneio de pesca esportiva, degustação de culinária regional à base de pescado e apresentação de grupos musicais. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem do evento nos três dias.

A realização da Feira faz parte das ações de fortalecimento do Arranjo Produtivo Local de Aquicultura na região. Por meio da parceria entre a Codevasf, a Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG), a atividade tem se desenvolvido. Entre a ações destacam-se a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado e a prestação de apoio técnico aos produtores. Hoje, o APL de Aquicultura no Lago de Três Marias abrange 6 municípios e está organizado em três Cooperativas, cinco Associações e por cerca de 140 piscicultores e 30 trabalhadores da piscicultura. No APL, encontram-se também outras atividades, como serviço de assistência técnica, com dois técnicos agrícolas, 18 filetadores, diaristas, fábricas de barcos e de tanque-rede, serviço de transporte de peixe vivo e diversos comerciantes de pescado. Essas atividades geram em torno de 196 empregos fixos e cerca de 30 empregos temporários. Atualmente, são mais de 1.200 toneladas de pescado produzidas por ano e potencial para atingir 50.000 toneladas na região, quando da plena implantação dos Parques Aquícolas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

DIVULGAÇÃO DA TILÁPIA

A idéia de realizar a FEPEMOR foi uma estratégia da Codevasf e da Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas para divulgar a aquicultura e de promover a degustação de um novo produto: a tilápia, peixe pouco conhecido pela população da região na época. Com o sucesso do evento, os organizadores venceram um dos primeiros obstáculos para o desenvolvimento do APL de Aquicultura do Lago Três Marias que era a comercialização da tilápia. Logo surgiram novos interessados na criação e novos compradores do peixe.