Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Uso racional da água no Perímetro Irrigado Fulgêncio
conteúdo

Notícias

Uso racional da água no Perímetro Irrigado Fulgêncio

A ação educativa para o uso racional da água, no Perímetro Irrigado Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, já mobilizou mais de vinte setores hidráulicos dentro do Perímetro
publicado: 21/10/2009 14h34, última modificação: 01/11/2022 14h11

A ação educativa para o uso racional da água, no Perímetro Irrigado Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, já mobilizou mais de vinte setores hidráulicos dentro do Perímetro. A nova fase de trabalho, da ação educativa, é a elaboração do manual do representante de quadras hidráulicas, que contempla os deveres e qualidades do representante e as ações para evitar o desperdício de água nas parcelas agrícolas.

A construção do manual, que será lançado nos próximos meses, aconteceu no primeiro encontro de representantes de quadras hidráulicas realizado, no Perímetro Irrigado Fulgêncio, pela Superintendência Regional da Codevasf Petrolina (PE), juntamente com as empresas contratadas, com recursos do Convênio Chesf/Codevasf, para realizarem a Operação e Manutenção (O&M) e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Perímetro, no final do mês de setembro. Ao final do encontro, todos os representantes receberam certificados.

ENCONTRO DE REPRESENTANTES

“O objetivo foi de preparar e capacitar os representantes das quadras hidráulicas para que possam, de forma autônoma, desenvolver suas funções de irrigantes, incluindo a responsabilidade pelo uso racional da água nas parcelas agrícolas”, explica a assistente social Lúcia Gonzaga, da Codevasf Petrolina.

O encontro foi realizado com intuíto de fortalecer a identidade, os laços coletivos dos envolvidos, a auto-estima, possibilitar a construção coletiva das características do representante e viabilizar a construção dos indicadores para exercer o papel de representante. A agricultora Aurelina Maria da Silva Ribeiro considerou importante a realização do encontro e a existência do grupo de trabalho. “O grupo nasceu na iniciativa, coragem e vontade dos produtores do Perímetro Irrigado Fulgêncio em cuidar bem da água, se preparando para o futuro”, enfatiza.

Dentre as funções do representante de quadra hidráulica, durante a programação do encontro, foram destacados pelos produtores: agrupar os vizinhos de lote para combater o desperdício de água, retirando os vazamentos do sistema de irrigação; articular os produtores para resolver os problemas referentes à água dos lotes; e repassar os conhecimentos adquiridos.

“Visamos proporcionar aos representantes de quadras hidráulicas a oportunidade de aflorar os sentimentos das situações vivenciadas no cotidiano de trabalho, além de refletir acerca das atitudes e comportamentos assumidos diante das circunstâncias do dia a dia de cada representante”, reforça a assistente social Lúcia Gonzaga.

AÇÃO EDUCATIVA

A iniciativa de desenvolver a ação educativa no Perímetro Irrigado Fulgêncio foi fortalecida a partir da preocupação de um grupo de produtores com o desperdício de água existente no Perímetro e ao mesmo tempo, com a falta de água para a irrigação.

A assistente social Lúcia Gonzaga acrescenta, ainda, que o desenvolvimento da ação educativa parte do pressuposto da autonomia. “A conquista da autonomia na gestão do Perímetro Irrigado inclui a aquisição do conhecimento técnico sobre o manejo dos recursos necessários para a produção, incluindo o uso racional da água”, enfatiza. “A metodologia adotada para trabalhar a ação educativa é baseada na noção de redes sociotécnicas, que inclui objetos técnicos bem como: ecologia; técnicas agrícolas, entre outros, e estabelece uma ponte entre a formação técnica e o enfoque das ciências sociais”, reforça Lúcia Gonzaga.