Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Universidade em Bom Jesus
conteúdo

Notícias

Universidade em Bom Jesus

O diretor da Codevasf, Jonas Paulo, participa da assinatura de contrato com a UFBA, para viabilizar a instalação da Univasf em Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Santa Maria da Vitória, na Bahia.
publicado: 04/09/2006 11h27, última modificação: 01/11/2022 14h09


A Codevasf assinou contrato com a Fundação de Pesquisa e Extensão (Fapex), vinculada à Universidade Federal da Bahia, no valor de R$ 60 mil, para realização de um estudo de viabilidade socioeconômica que irá sinalizar a possibilidade de implantação de um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na região de Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Santa Maria da Vitória.
A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no escritório da Codevasf, em Salvador (01/09) com as presenças do diretor da Companhia Jonas Paulo; do vice-reitor da Univasf, Paulo César; do diretor-executivo da Fapex, Osvaldo Barreto; do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia; e do reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, Padre Casemiro. Outra solenidade aconteceu em Bom Jesus da Lapa (02/09), com a presença do superintendente Luiz Geraldo e representantes das três cidades.
O trabalho da Fapex irá especificar e determinar as potencialidades que viabilizam e justificam a necessidade de implantação do campus em Bom Jesus da Lapa. Os trabalhos terão conteúdo científico e estarão nas especificações do Ministério da Educação, para implantação e descentralização de Unidades de Ensino Superior no país. O contrato estabelece um prazo de noventa dias para conclusão dos estudos pela Fapex. Esta é quarta vez que a Fapex participa de estudos de expansão da universidade pública na Bahia, a primeira foi na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e a expansão do campus da UFBA para Barreiras e Vitória da Conquista.
Revitalização
Segundo o diretor da Codevasf Jonas Paulo, a iniciativa faz parte das ações do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, do qual a Companhia é a entidade indutora. Ele destaca que a instalação do campus da Univasf em Bom Jesus da Lapa além de parte das ações de desenvolvimento da empresa para região, atende a uma demanda antiga da população. "A região terá benefícios diretos com a implantação de uma universidade pública no Médio São Francisco, local de grande deficiência no ensino público superior", pontuou Jonas Paulo.
O vice-reitor da Univasf, Paulo Cézar, afirmou ser favorável à implantação da universidade em Bom Jesus da Lapa. "Essa iniciativa vai ajudar na consolidação da Univasf como a universidade de todo o vale do São Francisco" ressaltou o vice-reitor. A Univasf está em funcionamento desde 2004, em três estados do Nordeste, com campus nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI).