Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Univasf em Bom Jesus da Lapa
conteúdo

Notícias

Univasf em Bom Jesus da Lapa

A Codevasf assina na próxima sexta-feira (01/09), no escritório de Salvador (BA), protocolo de intenções para implantação da Univasf em Bom Jesus da Lapa(BA).
publicado: 30/08/2006 17h14, última modificação: 01/11/2022 14h09


A Codevasf assina contrato com a Fundação de Pesquisa e Extensão (FAPEX),
vinculada à Univerdidade Federal da Bahia (UFBA), com o objetivo de realizar "Estudos de Viabilidade Socioeconômica", inseridos no Programa de Revitalização
do rio São Francisco, para implantação da Univasf, no Médio São Francisco
baiano, na região de Bom Jesus da Lapa. O protocolo de intenções será assinado nesta sexta-feira, no escritório da Codevasf, em Salvador, com a presença do diretor da Companhia, Jonas Paulo; do reitor da UFBA, Paulo César; do diretor-presidente da FAPEX, Osvaldo Barreto; do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia; e do reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, Padre Casemiro.

Contexto

O processo de instalação da Universidade em Bom Jesus da Lapa vai ao encontro das ações de desenvolvimento da Codevasf para região que  terá benefícios diretos com a implantação de uma universidade pública no Médio São Francisco, local de grande deficiência no ensino público superior.

A Univasf está presente em três estados, com atividades na pespectiva multi-campi de descentralização das atividades. As cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI) são as cidades que já têm unidades da Univasf. A consultoria da Fapex servirá para especificar e determinar as potencialidades que viabilizam e justificam a necessidade de implantação do campus em Bom Jesus da Lapa. Os trabalhos terão conteúdo científico e estarão nas especificações do Ministério da Educação, para implatação e descentralização de Unidades de Ensino Superior.

Os trabalhos da Fapex serão custeados pela Codevasf, através do contrato a ser
assinado. O Protocolo de Intenções com a Univasf está inserido  no Programa de Revitalização do Rio São Francisco, principal fundamento para a instalação da Universidade, dada a necessidade de pesquisa e trabalhos (projetos) para a revitalização do rio, na qual a Codevasf é a principal entidade indutora do processo.