Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Técnicos participam de curso em Israel
conteúdo

Notícias

Técnicos participam de curso em Israel

Um grupo de técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI) e da Codevasf participam do curso de “Tratamento de Água Residuária e seu Reuso na Agricultura”, em Israel
publicado: 16/06/2008 15h30, última modificação: 01/11/2022 14h10

Um grupo de técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI) e da Codevasf participam do curso de “Tratamento de Água Residuária e seu Reuso na Agricultura”, em Israel, como parte dos compromissos para implantação do Memorando de Entendimentos entre o MI e o Centro para Cooperação Internacional (MASHAV), do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel. O processo é resultado de convênio internacional firmado entre os governos brasileiro e israelense com foco ao Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Franciso e do Parnaíba, para aproveitamento em áreas de irrigação da água liberada pelas estações de tratamento de esgoto.

A programação inclui uma série de atividades, como diversas visitas técnicas que contribuirão para promover o intercâmbio dos técnicos brasileiros e israeleneses. Também serão realizadas palestras expositivas e debates técnicos referente ao reuso de águas residuais. Entre as palestras dos brasileiros está prevista a apresentação dos Programas de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Franciso e do Parnaíba e o Projeto de Integração de bacias do São Francisco, que será realizada pelo funcionário Rosalvo Júnior, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, representante do MI no Comitê da bacia do São Francisco e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Serão apresentadas, também, as ações na área de esgotamento sanitário, no âmbito do Programa de Revitalização, que poderão ser acopladas ao projeto de reuso da água.

No roteiro de visitas, o grupo deverá conhecer empresas que produzem equipamentos para o tratamento de reuso da água, tais como os filtros nanométricos que podem filtrar até bactérias.

Além do MI e da Codevasf, representantes de universidades, empresas concessionárias de água e outros órgãos públicos participam da delegação brasileira.