Notícias
Sucesso na Fenagri
Reportagem: Ianne Lima
Foto: Gilson Pereira
Petrolina é a capital do São Francisco, foi o que disse o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, na aberturada 17ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). "Aqui, é um território que deu certo, apesar de todos os obstáculos e de todas as dificuldades", afirmou. O presidente da Codevasf falou que o desenvolvimento das duas cidades é a prova de que a irrigação é uma das ações mais importantes para diminuir as desigualdades regionais.
“A irrigação pode gerar milhares de empregos. Observamos que só na bacia do São Francisco foram gerados 360 mil empregos diretos, sem contar com os indiretos e com aqueles que, conseqüentemente, agente poderia atrair por meio de empresas de serviços”, ressaltou. A Codevasf investiu, nesse ano de 2006, R$ 106 milhões na região. O prefeito de Petrolina, Fernando Coelho, elogiou a atual gestão do presidente da Codevasf e disse que o seu trabalho vai ficar marcado na história da Companhia e na do governo brasileiro.
Feira
O estande da Codevasf recebeu muitos visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer a mini-casa de farinha montada pelo Senar do estado do Piauí. Durante todos os dias da feira as pessoas poderão degustar tapioca feita na hora. A Fenagri atraiu produtores de várias partes do país e investidores estrangeiros. Foram montados 350 estandes para exposição em uma área de 20 mil metros quadrados. Uma réplica do cartão postal mais conhecido do vale do São Francisco, a ponte Presidente Dutra, foi erguida no pórtico de entrada do pátio de eventos do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O portão da réplica da ponte foi erguido na abertura oficial da feira para lembrar a passagem dos vapores pelo Velho Chico.
Cortesia
O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, fez uma visita de cortesia ao prefeito de Juazeiro (BA), Misael Aguilar, onde discutiu a importância dos investimentos da Codevasf para o sistema de esgotamento sanitário do município. Estiveram presentes: o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo Neres; o superintendente regional da Codevasf, em Juazeiro, Alcides Modesto; o secretário de Governo, Dalmo Feitosa; do secretário de Infra-estrutura, Habitação e Meio Ambiente, Edson Tanuri e do diretor geral do SAAE (Serviço Autônomo e Água e Esgoto), Alberto Martins.
No encontro o presidente da Codevasf destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal que vem desde a administração passada e discutiu as prioridades da revitalização do rio São Francisco. “Apoiamos o saneamento básico da cidade, a construção, pela Codevasf, do canal do jacaré que custou R$ 9 milhões, e agora estamos cumprindo mais uma etapa com o saneamento do bairro Itaberaba, em Juazeiro”, finalizou Luiz Carlos Everton.
O prefeito Misael Aguilar registrou que a Codevasf sempre foi uma grande parceira de Juazeiro e do vale do São Francisco como um todo. “Temos alguns convênios já firmados e vamos ampliar dentro do programa de revitalização do São Francisco. Juazeiro como uma das maiores cidade do vale, na Bahia, tem carências estruturantes. Há uma sensibilidade muito grande dentro do Ministério da Integração, da direção da Codevasf através do seu presidente, com as prioridades do nosso município”, ressaltou Misael.
Durante a sua estadia na região, o presidente da Codevasf cumpriu uma agenda de visitas às obras que a Companhia está fazendo na região, como a da revitalização dos perímetros de irrigação e de saneamento básico.