Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Sistema de tratamento de esgoto em Pirapora
conteúdo

Notícias

Sistema de tratamento de esgoto em Pirapora

Durante as festividades pelos 96 anos da cidade de Pirapora (MG), foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra da rede de esgoto é resultado de convênio firmado entre a Codevasf, Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)
publicado: 18/06/2008 16h37, última modificação: 01/11/2022 14h10

Durante as festividades pelos 96 anos da cidade de Pirapora (MG), foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra da rede de esgoto é resultado de convênio firmado entre a Codevasf, Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O sistema de esgotamento sanitário é constituído de rede coletora, coletores tronco, estações elevatórias, interceptores e estação de tratamento.

O sistema de tratamento possui reserva de diâmetro e profundidade nos coletores tronco da área central para permitir a verticalização e implantação de equipamentos de infra-estrutura turística. A forma de tratamento adotada foi a de Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA) seguido de lagoas de estabilização. A ETE é composta de tratamento preliminar (com gradeamento e caixa de areia), elevatória final, RAFA, leito de secagem, lagoa de estabilização e laboratório de monitoramento dos parâmetros biológicos e físico-químicos.

O plano diretor, que prevê duas etapas, atenderá a uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. A 1ª etapa está sendo executada contemplará os bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus I, Barreiro, Santo Antônio, Industrial, Cinqüentenário, Santos Dumont, Vila Branca e Conjunto Veredas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SAAE-Pirapora