Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Santuário de Bom Jesus da Lapa
conteúdo

Notícias

Santuário de Bom Jesus da Lapa

Há dois anos o Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) vem sendo estudado para se tornar apto a garantir a demanda crescente de visitantes, que anualmente se deslocam para conhecer e participar das suas festividades religiosas conhecidas como romarias.
publicado: 26/02/2009 14h29, última modificação: 01/11/2022 14h10

Há dois anos o Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) vem sendo estudado para se tornar apto a garantir a demanda crescente de visitantes, que anualmente se deslocam para conhecer e participar das suas festividades religiosas conhecidas como romarias. A empresa UFC Engenharia Ltda, vencedora da licitação para a realização dos estudos e elaboração do projeto de requalificação, acaba de ter a documentação regulamentada e assinada por seus representantes e pelos prepostos do Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa.

A documentação trata da aprovação e autorização para a Elaboração de Projeto Básico para a requalificação e valorização ecológica e funcional do entorno do Morro da Gruta principal do Santuário. Os recursos para a execução do Projeto de Requalificação no entorno do Morro são oriundos do Plano Revitalização do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, concedidos pela Codevasf.

Isso indica que a Praça da Bandeira e a Esplanada sofrerão mudanças significativas no aspecto atual com a implantação de infraestrutura compatível para suportar a demanda do turismo religioso e ecológico, as romarias, incluindo o ordenamento do espaço onde hoje é praticado o comércio informal sob a desaprovação e protestos da comunidade e visitantes por obstruir a frente do Santuário.

Segundo o coordenador de projetos Marcelo Pires, a previsão é de que a proposta seja entregue em cinco meses, a partir deste momento, e as obras sejam iniciadas imediatamente. “Isso será muito trabalhoso, pois vai merecer a atenção de toda a comunidade, já que não se trata de um benefício apenas para o rio São Francisco ”, completou.