Notícias
Salão dos Territórios
De acordo com a organização do evento, a mudança visa propiciar mais tempo para o credenciamento e para atualizar o cadastro dos inscritos. Por isso, todos os interessados em participar do evento - inclusive os que já haviam confirmado presença anteriormente - devem preencher a ficha disponível no site www.territorios.com.br e enviá-la até o fim do novo prazo.
O Salão Nacional dos Territórios Rurais reúne pela primeira vez em Brasília (DF), entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, representantes de 118 territórios rurais com o objetivo de avaliar as políticas públicas e as iniciativas de crescimento sustentável da agricultura familiar. São aguardados cerca de 1,2 mil participantes, eleitos em cada colegiado territorial - três pessoas em média, entre as quais o articulador geral do território, um representante da sociedade civil e um representante do poder público.
Os territórios criados este ano também poderão enviar um observador. Além dos representantes escolhidos, foram convidados estudiosos do desenvolvimento agrário, políticos, instituições parceiras, entidades públicas e privadas participantes das discussões de desenvolvimento social e rural.
Programação do evento
O Salão será dividido em quatro atividades principais: Boas Práticas Territoriais, Oficinas de Políticas Públicas, Encontro Nacional dos Colegiados Territoriais e Seminário de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Durante as exposições de Boas Práticas Territoriais, serão apresentadas experiências selecionadas e consideradas positivas na elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial. Os inscritos abordarão as soluções encontradas em seus territórios, proporcionando a troca de iniciativas entre articuladores como estímulo a novos avanços na agricultura familiar.
Nas Oficinas de Políticas Públicas, haverá a apresentação dos programas que podem ser estendidos aos territórios rurais. Será um espaço de troca de experiências entre gestores e os atores sociais dos territórios. Os representantes de ministérios, empresas públicas e órgãos de assistência técnica e extensão rural exibirão seus programas e as formas como eles podem servir de apoio à agricultura familiar.
A SDT se encarrega de dois encontros durante o Salão. Um deles é o Encontro Nacional dos Colegiados Territoriais, que reunirá 500 representantes dos colegiados para debater os temas estratégicos, o papel e as perspectivas dos colegiados no desenvolvimento rural. O outro espaço é o seminário Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, que reunirá representantes governamentais e da sociedade civil para discutir o fortalecimento das redes de educação no campo e desenvolvimento territorial, além da apresentação de experiências implementadas.
Gastronomia e cultura
Haverá ainda seminários e atividades realizadas por entidades parceiras, programação cultural e eventos gastronômicos. A gastronomia será valorizada através dos alimentos cultivados com o apoio do MDA. Adquiridos diretamente dos agricultores familiares, os produtos serão utilizados na preparação de pratos do jantar Sabores do Cerrado. As receitas são elaboradas por chefes de restaurantes ligados ao movimento Slow Food. Haverá também a degustação de produtos típicos produzidos nos territórios rurais.
A programação cultural está sob a coordenação da Fundação Quinteto Violado (FQV) e serão selecionados diferentes grupos culturais dos territórios rurais. Está previsto um espaço aberto na programação para apresentações dos próprios participantes, como: teatro, música e poesia, entre outros. É o momento cultural denominado Qual é o Seu Talento?
Mais informações sobre o Salão podem ser obtidas no site www.territorios.com.br, pelos telefones: (61) 3327-2830 e 3327-2831, ou pelo endereço eletrônico: salaodosterritorios@mda.gov.br.