Notícias
Revitalização ambiental
Os projetos, que fazem parte Programa de Revitalização Ambiental da Bacia Hidrográfica do Vale do São Francisco, têm como objetivo promover a recuperação, a conservação e a preservação da bacia do rio São Francisco dentro das seguintes linhas de ações: gestão e monitoramento ambiental, agenda socioambiental, proteção e uso sustentável dos recursos hídricos, qualidade e saneamento ambiental e economia sustentável.
A ação da qualidade e saneamento ambiental busca fomentar as ações de saneamento básico, estimular o controle e redução de fontes e cargas de contaminação e poluição e promover a universalização da coleta, tratamento e destinação final dos resíduos.
O superintendente da Codevasf, em Sergipe, Paulo Viana, lembrou que os 28 municípios sergipanos inseridos no vale do São Francisco apresentam uma população de 340 mil habitantes. Dentro desse universo populacional nenhuma das cidades possui rede de coleta de esgotos adequada e estações de tratamento, condições geradoras de poluição das águas e do solo, além de serem fontes de doenças. Viana disse ainda que diante da inexistência de rede de coleta, os esgotos domésticos são conduzidos para fossas sépticas e rudimentares, canalizados para a rede pluvial, riachos, lagoas e ruas, e pela ausência de estações de tratamento os resíduos são jogados em afluentes ou até mesmo no rio São Francisco, contribuindo com cerca de 4,0 toneladas de matéria orgânica não estabilizada por dia para a bacia.