Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Reunião discute projeto florestal da Chapada do Araripe
conteúdo

Notícias

Reunião discute projeto florestal da Chapada do Araripe

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), realizou, nesta quinta-feira (18), uma reunião com membros do Centro de Produção Industrial Sustentável (CEPIS), órgão que faz parte do Sebrae, e do Centro de Desenvolvimento do Nordeste (CEDENE) para apresentar o Projeto do Forno de Calcinação de Gesso em Araripina (PE).
publicado: 19/06/2009 15h22, última modificação: 01/11/2022 14h11

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), realizou, nesta quinta-feira (18), uma reunião com membros do Centro de Produção Industrial Sustentável (CEPIS), órgão que faz parte do Sebrae, e do Centro de Desenvolvimento do Nordeste (CEDENE) para apresentar o projeto do Forno de Calcinação de Gesso em Araripina (PE).

A Codevasf e o Governo do Estado de Pernambuco firmaram o convênio de mais de R$ 2 milhões para implantar o Programa de Desenvolvimento Florestal da Chapada do Araripe. Sabe-se que esta região é responsável por 95% da fabricação de gesso no Brasil. Para produzirem energia, os fornos exigem uma extração de madeira que não é reposta, o que configura uma situação desfavorável da diversidade das florestas nativas.

Dados do estudo coordenado pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), empresa contratada pela Codevasf, apontam medidas preventivas para a extração consciente da lenha da caatinga que carece de ações sustentáveis para o recobramento ambiental, evitando, assim, a aceleração do processo de desertificação.

De acordo com o técnico Luis Gonzaga, chefe da Unidade de Meio Ambiente, esse novo modelo de forno é demonstrativo, para, posteriormente, ser distribuído aos outros produtores da região. “As vantagens são potenciais. Esse modelo otimiza o consumo de energia exigida pelo processo; há um melhor controle de fabricação e menor dimensão do consumo da lenha”, afirmou.