Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Oeste Baiano
conteúdo

Notícias

Projeto Oeste Baiano

Acontece na sede da Codevasf, em Brasília, o workshop sobre o Projeto Oeste Baiano, promovido pelo Ministério da Integração Nacional e Codevasf
publicado: 31/07/2008 15h11, última modificação: 01/11/2022 14h10

Durante dois dias (31/07 e 01/08), acontece na sede da Codevasf, em Brasília, o workshop sobre o Projeto Oeste Baiano, promovido pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e Codevasf. Os objetivos são nivelar informações, articular os atores, determinar questões institucionais a serem ajustadas, aprimorar questões técnicas e detalhar metodologia de trabalho, acompanhamento e fiscalização e critérios de aceitação dos produtos.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Codevasf, em exercício, e diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infra-Estrutura, Clementino Coelho, falou da importância do projeto para o desenvolvimento da região. “O Oeste Baiano é hoje uma das excelências na agricultura moderna brasileira, apresentando a melhor produtividade de soja, algodão e milho do país, constituindo-se numa fronteira agrícola que vem se consolidando nos últimos vinte anos, além de destacar-se pelas diversas nascentes de rios ali localizadas. Devido a esse grande potencial, a região merece a atenção do governo federal, tanto para a revitalização como para o desenvolvimento econômico”, explica Coelho.

Além de técnicos do MI e da Codevasf, o evento conta com a participação de diversos parceiros, como Laboratório de Sistemas Espaciais/Universidade de Brasília (LSIE/UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Seceretaria de Meio Ambiente da Bahia (SEMA-BA), Instituto de Gestão das Águas e Clima - Bahia (INGA-BA), Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA-BA), IBAMA, ANA, ONG Internacional The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

SOBRE O PROJETO

O Projeto Oeste Baiano está inserido no âmbito do Programa de R evitalização das Bacia Hidrográdica do São Francisco, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para sua formulação foram consideradas as diretrizes do Plano Decenal, dos Planos Diretores de Recursos Hídricos e do Programa “Velho Chico” Vivo, com planejamento de ações de controle de processos erosivos na região do Oeste do Estado da Bahia, drenada pelos rios Grande, Corrente e margem esquerda do Carinhanha.

Dentre os objetivos do projeto está a articulação das instituiçõe parceiras e as esferas federal, estadual e municipal no desenvovimento de um protocolo comum que permita integrar e associar informações que descrevam a dinâmica de ocupação, o grau de conservação ambiental e as intervenções necessárias nas sub-bacias; promover ações de recuperação e adequação ambiental na região que possibilite o desenvolvimento sustentável; monitoramento da quantidade e qualidade das águas das sub-bacias, dentre outros.

Serão desenvolvidas diversas ações, como elaboração da base de dados cartográfica digital com estruturação de um banco de dados para as áreas do projeto; adensamento das redes de drenagem de toda a área de estudo; delimitação de áreas de preservação permanente; monitoramento das águas subterrâneas das sub-bacias;controle de processos erosivos e recuperação ambiental, entre outras. Para o desenvolvimento das ações, estão previstos cerca de R$ 23 milhões, com recursos do PAC.