Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Incubadora social
conteúdo

Notícias

Incubadora social

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã, da Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), ganhou mais um impulso com o lançamento da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais - Projeto Amanhã.
publicado: 23/10/2006 15h21, última modificação: 01/11/2022 14h10

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã (CCT/PAM), da Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), ganhou mais um impulso com o lançamento da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais - Projeto Amanhã-INTES/PAM.

A INTES/PAM integra o Programa de Implementação de Pólos de Empreendimentos Tecnológicos e Industriais na área de atuação da Codevasf. É uma iniciativa pioneira da empresa, por meio do Projeto Amanhã, em parceria com diversos segmentos da sociedade preocupados com as questões sociais, bem como com o desenvolvimento sustentável local e regional.

Durante a solenidade de lançamento, o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo Neres, afirmou que "com o apoio dos diversos parceiros da comunidade lapense, do Conselho Gestor da Incubadora, o Projeto irá promover inclusão social e o desenvolvimento econômico na região do Médio São Francisco". Ele acrescenta que esta é mais uma ação social da Codevasf que servirá de modelo para que, no futuro, outras incubadoras possam ser implantadas, preparando o empreendedor para atuar com autonomia e competência no setor da agropecuária e agroindústria, além de proporcionar alternativas para inserção dos jovens rurais no mercado de trabalho, em conformidade com os Programas Sociais do Governo Federal.

A INTES/PAM é um braço tecnológico do Projeto Amanhã que tem como objetivo primordial apoiar empreendimentos existentes no município que não apresentem estrutura para inserir-se no mercado de forma competitiva. Baseada na economia solidária, proporcionará aos empreendedores apoio técnico e suporte por meio de treinamento profissional específico, acompanhamento e monitoramento individual, visando à melhoria da qualidade de seus produtos e principalmente da aceitação, inserção e consolidação dos mesmos no mercado consumidor.

A Incubadora funcionará como uma agência de desenvolvimento local ao estimular a criação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica. Hoje, conta com 12 empreendimentos incubados internos e externos em diversas atividades voltados para a agroindústria, o artesanato com fibra de banana e outros.