Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Amanhã em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã em Minas Gerais

“O Projeto Amanhã, como um dos programas sociais mais exitosos desenvolvidos pelo Governo Federal, por meio da Codevasf, no Vale do rio São Francisco, não só tem promovido a capacitação profissional de milhares de jovens com idades entre 16 e 26 anos, como também tem oferecido a esses jovens condições técnicas e sociais para o seu ingresso no mercado de trabalho com mão de obra qualificada e capaz, até mesmo, de gerar seus próprios empreendimentos”.
publicado: 12/02/2009 13h18, última modificação: 01/11/2022 14h10

“O Projeto Amanhã, como um dos programas sociais mais exitosos desenvolvidos pelo Governo Federal, por meio da Codevasf, no Vale do rio São Francisco, não só tem promovido a capacitação profissional de milhares de jovens com idades entre 16 e 26 anos, como também tem oferecido a esses jovens condições técnicas e sociais para o seu ingresso no mercado de trabalho com mão de obra qualificada e capaz, até mesmo, de gerar seus próprios empreendimentos”. Com essa afirmação, o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, apresentou um relatório sobre as ações desse Programa em Minas durante o ano de 2008.

De acordo com o documento apresentado, os mais de 1.200 jovens treinados e capacitados no ano passado superaram a meta estipulada que era para apenas 700 atendimentos. Hoje já são quase 12 mil jovens mobilizados, sendo que mais de seis mil foram capacitados e a maioria já está atuando no mercado de trabalho em várias cidades do vale do rio São Francisco, principalmente da região norte de Minas Gerais. Eles atuam nos segmentos de informática, piscicultura, apicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, serigrafia, avicultura, artesanato, corte e costura, manicure e pedicure.

O quadro evolutivo do número de jovens capacitados pelo Programa em Minas Gerais mostra a enorme disparidade de atendimentos desde a sua criação, em 1995, até 2003 e a partir dessa data, exatamente quando iniciou o Governo Lula. Até 2003, pouco mais de 1.500 jovens tinham sido atendidos pelo Projeto Amanhã e em apenas cinco anos esse número ultrapassou os seis mil jovens beneficiados. Segundo Anderson Chaves, “o Projeto Amanhã é um programa em perfeita sintonia com os propósitos sociais do Governo Lula e a Codevasf se insere nesse contexto em favor da inclusão social e do desenvolvimento sustentável”.