Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Programa de Aquisição de Alimentos no Perímetro Nilo Coelho
conteúdo

Notícias

Programa de Aquisição de Alimentos no Perímetro Nilo Coelho

Produtores do Nilo Coelho abastecem instituições sociais em Petrolina (PE) graças à Associação dos Produtores Rurais do Núcleo Habitacional (N6) do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho.
publicado: 03/03/2009 16h41, última modificação: 01/11/2022 14h10

Produtores do Nilo Coelho abastecem instituições sociais em Petrolina (PE) graças à Associação dos Produtores Rurais do Núcleo Habitacional (N6) do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. Quarenta e oito instituições sociais em Petrolina começaram a receber, gratuitamente, os produtos alimentícios doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) gestora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

Depois que foi aprovada a proposta de participação feita pela Associação à Conab, as frutas produzidas nos lotes de 17 agricultores familiares do Núcleo farão parte do cardápio de instituições filantrópicas que atendem a pessoas em situação de insegurança alimentar.

Com o beneficiamento da sua produção pela Conab, o irrigante garante a venda antecipada da colheita com preços mais valorizados e, em compensação, sem correr riscos financeiros com negociantes intermediários – os atravessadores. O convênio firmado com a Conab, no valor de R$ 61 mil, permite que cada agricultor familiar comercialize até R$ 7 mil da safra por ano.

O pioneirismo do N6 para inserir Petrolina no PAA teve uma contrapartida importante da Codevasf. “Esse projeto desafiante contou com o apoio de vários órgãos desde os sindicatos, secretarias municipais até empresas de extensão rural”, declara o engenheiro agrônomo Luciano de Castro Monteiro, extensionista da PLANTEC, empresa subsidiaria da Codevasf na prestação de assistência técnica e extensão rural nos perímetros Nilo Coelho, Bebedouro e área Maria Tereza.

A primeira entrega das frutas às entidades beneficiárias ocorreu no dia 18 de fevereiro. A distribuição das próximas remessas será feita três vezes por semana. O dinheiro depositado na conta da Associação dos produtores do N6 é liberado à medida que a mercadoria for sendo entregue, em boas condições de consumo, para a instituição beneficente contemplada pelo Programa de Aquisição de Alimentos.


A Codevasf estima que sete mil pessoas sejam beneficiadas pelo PAA implantado por meio do Perímetro de Irrigação Nilo Coelho, que fornece ao Programa 10 mil quilos de banana e goiaba semanalmente. “E mais propostas idênticas serão formalizadas na Conab por outros núcleos habitacionais do Nilo Coelho onde os projetos já estão em andamento”, assinala Luciano Monteiro.


PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo garantir alimentos de qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de promover a inclusão social no campo por meio do  fortalecimento da agricultura familiar. O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência ao produtor que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. A Conab é um dos órgãos responsáveis por receber as propostas enviadas pelas associações e cooperativas que participarão do Programa.