Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Produção de laticínios em Afrânio (PE)
conteúdo

Notícias

Produção de laticínios em Afrânio (PE)

Adequação e ampliação da estrutura de produção de derivados de leite e a implantação de uma unidade de processamento de mamona, no município de Afrânio (PE), foram as propostas estudadas e debatidas em Petrolina (PE).
publicado: 26/09/2006 16h58, última modificação: 01/11/2022 14h09

Adequação e ampliação da estrutura de produção de derivados de leite e a implantação de uma unidade de processamento de mamona, no município de Afrânio (PE). Essas foram as propostas estudadas e debatidas na Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), para pleitear recursos do Programa de Investimentos Produtivos Coletivos (PROINCO), do BNDES.

Além da Codevasf, parceira estratégica responsável pela viabilização dos projetos de investimento, estiveram envolvidos na construção da proposta Embrapa, SENAI, PROAF, Cooperativa Agrícola Mista de Afrânio, Prefeitura Municipal de Afrânio e Associação de Produtores de Afrânio.

A Codevasf vai coordenar a elaboração do projeto que será apresentado ao BNDES. O gerente regional de revitalização da bacia hidrográfica, Márcio Araújo, disse que o objetivo é melhorar a estrutura da Cooperativa Agrícola Mista de Afrânio para a produção de leite e seus derivados. "Estamos visando melhorar a estrutura da Cooperativa assim como toda a cadeia produtiva, tanto para adequar à legislação como para ampliar o mercado de atuação dos produtores", completou.

Os associados manifestaram a preferência pelo incentivo à produção de leite ficando a mamona para ser trabalhada em um projeto posterior. O analista da Embrapa Semi-Árido, Sérgio Rezende, explicou que os órgãos e entidades envolvidos terão que fazer um diagnóstico para saber se há viabilidade para investir em uma atividade nova, que seria o beneficiamento da mamona, ou de potencializar uma atividade leiteira que já é tradicional na região e que já existe uma cooperativa, um mínimo de infra-estrutura, organização e uma vontade de melhorar.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Afrânio, Francisco Santana, falou que a expectativa dos associados em relação ao projeto é que melhore a produção de laticínio no município. "Nós já temos uma cooperativa que trabalha com leite e seus derivados, o importante é fortalecer essa atividade que já é tradicional", finalizou.

MAMONA

A construção da unidade de processamento de mamona foi colocada em pauta em função do programa de governo que visa adicionar óleos vegetais ao óleo diesel, como uma forma estratégica de reduzir a emissão de carbono e trabalhar com produtos que sejam provenientes da agricultura familiar. A mamona já foi cultivada na região, embora não seja uma cultura tradicional, mas ainda há a necessidade de ter alguns parâmetros técnicos que apontem a sua viabilidade.

INVESTIMENTOS PRODUTIVOS COLETIVOS

O PROINCO foi criado para apoiar projetos de investimento que beneficiem trabalhadores, produtores e/ou empresas nacionais com atuação coletiva e que sejam capazes de influenciar decisivamente no desenvolvimento econômico e social da região, dos setores e das comunidades envolvidas, com ênfase em localidades menos desenvolvidas.

No âmbito do PROINCO, uma parcela do financiamento para investimentos coletivos pode ser efetuada com a utilização de recursos não-reembolsáveis, oriundos do Fundo Social, em proporções estipuladas em função do nível de renda e do dinamismo econômico da localidade onde será implantado o projeto e das características do investimento.