Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Produção agroecológica
conteúdo

Notícias

Produção agroecológica

A Unidade Piloto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS foi implantada no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA). A iniciativa resulta de parceria entre a Codevasf e o Sebrae/BA
publicado: 08/11/2006 09h49, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Unidade Piloto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS foi implantada no Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã – CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA). A iniciativa resulta de parceria entre a Codevasf e o Sebrae/BA. Trata-se de uma ação social que visa proporcionar alternativas de melhoraria da qualidade de vida dos habitantes das regiões de atuação da Companhia.

A Unidade conta com 08 canteiros de forma circular. No local, foram implantadas diversas culturas, dentre elas: pimentão, abóbora, cenoura, tomate, alface, cebolinha, cheiro verde, couve, feijão, abacaxi, mamão, mandioca, ervas medicinais e outras. Para a implantá-las foram levados em consideração o potencial produtivo da região, as condições do solo e climáticas, as potencialidades de consumo e a cultura alimentar da região, objetivando garantir o escoamento dos excedentes da produção.

Para a implantação da Unidade foi ministrado pelos consultores do Sebrae/BA, Cláudio Freitas Santos e Sândalo Ricardo Rego Paim, o curso Metodologia PAIS voltado para os jovens do Projeto Amanhã e pequenos produtores rurais residentes no Projeto Formoso e Serra do Ramalho, totalizando 32 participantes. O curso ocorreu em duas etapas: uma teórica e outra prática.

Na parte teórica, destacou-se a importância do sistema de produção com bases agroecológicas na vida do produtor rural, com vistas a uma agricultura sustentável, sem o uso de produtos tóxicos e com a preocupação em preservar o meio-ambiente. Foram discutidos diversos aspectos, como conceito e importância do sistema de produção com bases agroecológicas; benefícios do consumo de alimento orgânico para o ser humano; conceito de sistema de irrigação; princípios de sustentabilidade familiar e importância da integração dos animais no sistema PAIS.

Na etapa prática, foram abordadas a identificação do local de implantação do projeto; a construção do galinheiro; a preparação do terreno, do quintal agroecológico, dos canteiros, do sistema de irrigação, do composto e adubação, além da seleção das culturas a serem implantadas.