Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Preservação ambiental
conteúdo

Notícias

Preservação ambiental

O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) do Marituba do Peixe, em Alagoas, teve sua primeira reunião de trabalho no auditório da Codevasf. O objetivo foi colocar em prática os diversos Programas de Ações Continuadas previstos no Plano, como monitoramento da qualidade de água e de áreas degradadas, recuperação de formações vegetais, educação ambiental, saneamento básico sustentabilidade econômica, dentre outros.
publicado: 08/09/2006 17h18, última modificação: 01/11/2022 14h09

O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) do Marituba
do Peixe, em Alagoas, teve sua primeira reunião de trabalho no auditório da Codevasf. O objetivo foi colocar em prática os diversos Programas de Ações Continuadas previstos no Plano, como monitoramento da qualidade de água e de áreas degradadas, recuperação de formações vegetais, educação ambiental, saneamento básico, sustentabilidade econômica, dentre outros.

O Conselho Gestor é formado por representantes de instituições oficiais
dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipais, além de membros da
sociedade civil, principalmente dos pescadores e artesãos, e do setor agro-industrial e de organizações não governamentais.

A reunião foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Naturais do Estado de Alagoas. O representante da Codevasf no Conselho, Eduardo Motta, fez uma explanação em multimídia mostrando aos membros do Conselho as principais áreas degradadas existentes em locais de preservação permanente, mostrando ser prioritária a união de todas as instituições integrantes do Conselho para a recuperação ambiental da APA, objetivando promover a região compreendida pelos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto como destino turístico, criando assim condições de sustentabilidade econômica às comunidades tradicionais que vivem na região de influência da APA do Marituba do Peixe.

O Plano de Manejo, elaborado com o patrocínio da Codevasf em parceria com o Governo do Estado de Alagoas e interveniência do Ministério do Meio Ambiente, passa a ser uma importante ferramenta que norteará as ações a serem desenvolvidas na APA, necessárias à preservação da várzea do Marituba, importante bioma para a manutenção da biodiversidade do Baixo São Francisco.

A Codevasf sugeriu que os integrantes do Conselho Gestor sejam capacitados em Gestão Ambiental para que possam melhor colocar em prática as ações ambientais previstas no Plano de Manejo.