Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Políticas Públicas em Alagoas
conteúdo

Notícias

Políticas Públicas em Alagoas

A Codevasf participou do 3º Encontro de Articulação de Políticas Públicas do Agreste, realizado na cidade de Arapiraca (AL)
publicado: 13/08/2008 14h57, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf participou do 3º Encontro de Articulação de Políticas Públicas do Agreste, realizado na cidade de Arapiraca (AL). Foram convidados alguns órgãos do governo federal em Alagoas, vários ligados ao governo estadual, organizações governamentais e outras entidades que tenham realizado ações para fortalecer a região do agreste alagoano.

Segundo um dos organizadores, o presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios Ltda (CARPIL), Luciano Monteiro, o objetivo foi levantar informações sobre essas ações que foram e estão sendo implementadas, ou que venham a ser concretizadas, e enviá-las à Comissão de Instalação das Ações de Desenvolvimento Territorial (CODETER), que repassará o documento para a Casa Civil para que seja elaborada uma planilha de investimentos e incluída no programa Territórios da Cidadania, do governo federal. Esse programa criou, em todo o país, cerca de 60 territórios que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) ou com baixo desenvolvimento econômico, nos quais 15 Ministérios realizarão mais de 130 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. Em Alagoas, foram escolhidos 3 territórios; um no litoral norte, um no agreste e outro no alto sertão. Somente no agreste 16 munípios serão beneficiados.

Durante o encontro, a Codevasf foi apontada como uma das entidades governamentais que mais programas desenvolveram no estado e com muitos outros em desenvolvimento. Na abertura da palestra da Companhia, o superintendente regional em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo, falou sobre a necessidade de parcerias cada vez mais sólidas, todas buscando o desenvolvimento regional integrado, e citou exemplos de ações neste sentido. Na segunda parte da palestra o Chefe da Unidade de Arranjos Produtivos Locais da Superintendência em Alagoas, Alexandre Delgado Bonifácio, mostrou o trabalho desenvolvido nas regiões agreste e alto sertão, nas áreas de ovinocaprinocultura, bovinocultura, pecuária de leite, piscicultura e apicultura, entre outras. No final Alexandre ressaltou alguns projetos a serem financiados em prol do desenvolvimento dos territórios em pauta.