Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Pescadores artesanais
conteúdo

Notícias

Pescadores artesanais

Parceria entre a Codevasf e o Ministério do Trabalho beneficia a Associação de Pescadores da Bacia Hidráulica da Barragem de Ceraíma. Os recursos serão aplicados na execução do Projeto de Produção de Peixes em Tanques-rede a ser implantado na Barragem.
publicado: 29/09/2006 11h12, última modificação: 01/11/2022 14h09

O resultado da parceria entre a Codevasf, por meio da Superintendência Regional da Bahia, e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) culminou com a assinatura de contrato entre a Associação de Pescadores da Bacia Hidráulica da Barragem de Ceraíma e a Fundação Banco do Brasil, responsável pelo repasse dos recursos, para o início do processo licitatório de aquisição de equipamentos e insumos, e execução do Projeto de Produção de Peixes em Tanques-rede que será implantado na Barragem de Ceraíma, no município de Guanambi. A Codevasf trabalhou inicialmente na articulação junto à entidade beneficiada, na elaboração do projeto e na busca dos recursos necessários, e o MTE aprovou o projeto e disponibilizou os recursos para sua efetivação.

Serão utilizados R$ 39,5 mil na aquisição de tanques-rede, barco, freezer, alevinos, ração e outros equipamentos e insumos necessários para execução do projeto, que atenderá cerca de 100 famílias envolvidas, e que tem entre suas metas principais a produção de 10 mil quilos de peixes por ciclo, a criação de alternativa de trabalho e a complementação de renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade.

Os pescadores e pescadoras da Associação de Pescadores da Bacia Hidráulica da Barragem de Ceraíma já foram capacitados pelos técnicos da Superintendência Regional da Bahia/Estação de Piscicultura de Ceraíma durante o processo de desenvolvimento da Unidade Demonstrativa de Produção de Peixes em Tanques-rede e estão preparados para o desenvolvimento desse novo empreendimento.

Participaram do ato representantes da Codevasf, da Associação beneficiada, do Banco do Brasil – Agência Guanambi (BA), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuária, da Prefeitura Municipal de Guanambi e da Escola Agrotécnica Federal de Guanambi.