Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Piscicultura é discutida em Penedo
conteúdo

Notícias

Piscicultura é discutida em Penedo

A Codevasf, em parceria com o governo do estado de Alagoas, Sebrae e Associação Nacional de Piscicultores em Águas Públicas, promove, no período de 14 a 17 de outubro, o III Seminário da Piscicultura Alagoana, IV Encontro Nacional de Piscicultores em Águas Públicas e IV Seminário da Maricultura Alagoana
publicado: 13/10/2008 15h42, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf, em parceria com o governo do estado de Alagoas, Sebrae e Associação Nacional de Piscicultores em Águas Públicas (ANPAP), promove, no período de 14 a 17 de outubro, o III Seminário da Piscicultura Alagoana, IV Encontro Nacional de Piscicultores em Águas Públicas e IV Seminário da Maricultura Alagoana, no Clube Campestre da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na cidade de Penedo (AL).

As inscrições podem ser feitas até as 10 horas do dia 14 de outubro, na recepção do teatro 7 de setembro, quando será aberta oficialmente a programação. Entre os objetivos dos eventos está o de promover a capacitação e o aprimoramento profissional de produtores, técnicos, estudantes e outros interessados no setor, através da discussão de temas relevantes à consolidação dessas atividades no país, e dos cuidados no desenvolvimento dos processos, levando-se em consideração a conservação ambiental e a sustentabilidade.

Entre os temas que serão apresentados durante as palestras previstas na programação estão “A realidade da piscicultura brasileira frente ao mercado mundial de pescados de aqüicultura”, “O programa de revitalização do rio São Francisco e os reflexos na aqüicultura” e “A experiência da Espanha com malacocultura”, além de outros temas voltados para o setor de aqüicultura. Serão realizados também mini-cursos sobre reprodução de peixes, práticas de manejo em piscicultura e Tilapicultura em tanques-rede, entre outros.

Para o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira de Azevedo, “eventos como esses são de muita importância não só para quem trabalha na área de aqüicultura, mas também para o turismo devido ao grande número de participantes, que também movimenta o comércio local”.

O evento conta com o apoio de entidades como a Embrapa, Instituto Xingó, Banco do Brasil, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP), além de várias empresas e outras instituições ligadas à área de aqüicultura e pesca no país.

No final da programação estão previstas duas visitas técnicas: uma ao Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (CERAQUA-SF), instalado pela Codevasf na cidade de Porto Real do Colégio (AL), e outra à Fazenda Águas de Pituba, na cidade de Coruripe (AL).