Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Piauí terá fábrica de celulose
conteúdo

Notícias

Piauí terá fábrica de celulose

O potencial do Piauí para o desenvolvimento de projetos florestais tem atraído investidores, como a Suzano Papel e Celulose que anunciou a implantação de uma fábrica no Estado, como parte do seu plano de investimentos para o período 2008-2015
publicado: 25/07/2008 15h07, última modificação: 01/11/2022 14h10

Como parte do seu plano de investimentos para o período de 2008-2015, a Suzano Papel e Celulose anunciou a previsão de ampliação da capacidade anual de produção de 4,3 milhões para 7,2 milhões de toneladas. Entre as ações, está prevista a construção de três novas fábricas: uma no Maranhão, outra no Piauí e a terceira ainda em local indefinido. A fábrica maranhense e a unidade no Piauí devem ter capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas cada uma e vão consumir investimentos totais de 3,6 bilhões de dólares – 1,8 bilhão de dólares para cada estado.

No Piauí, a Suzano espera constituir a base florestal com 70% de plantios próprios e 30% com produtores locais. A empresa adquiriu terras na região da nova unidade e também em Urbano Santos, no Maranhão, onde já tem licença ambiental para a produção. O investimento em florestas locais será de 370 milhões de dólares. O início da produção da unidade está previsto para 2014. O transporte da celulose será feito pela Companhia Ferroviária do Nordeste, controlada pela CSN e pelo grupo Vicunha.

A terceira fábrica de celulose poderá ser construída na unidade do Maranhão, do Piauí ou ainda em um terceiro local a ser definido. Essa unidade também vai consumir cerca de 1,8 bilhão de dólares em investimento e terá capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas, além das 7,2 milhões de toneladas já previstas até 2015 para todo o grupo.

RESULTADO POSITIVO

O projeto da Suzano Papel e Celulose em investir no Piauí e Maranhão é um dos resultados positivos do Programa de Desenvolvimento Florestal do Vale do Parnaíba, desenvolvido pela Codevasf e Governo do Estado do Piauí que visa a implantação de ações para o desenvolvimento do setor florestal na bacia do  Parnaíba, dentro da perspectiva de utilização sustentável de recursos florestais e geração de emprego e renda. As ações estão inseridas no Plano de desenvolvimento do Parnaíba (PLANAP), dentro da linha de ação atração de “Empresas Âncora”, modelo estabelecido a partir de empreendimentos industriais de grande porte capazes de efetivar investimentos em plantios de florestas em grande escala, com efeito multiplicador atraindo empreendimentos de pequeno e médio porte do segmento da indústria de madeira sólida (madeira preservada, serrada, lâminas e compensados, móveis e outros).

Em maio de 2007, um grupo de diretores da Suzano visitou o Piauí com o objetivo de conhecer in loco o potencial do estado na área de projetos florestais. Foram visitados os plantios realizados por uma indústria cerâmica em Teresina e em outras propriedades localizadas no Estado do Piauí, onde foram mostrados os resultados já obtidos com apoio do Programa de Desenvolvimento Florestal. Os visitantes também fizeram um sobrevôo para verificar o estado das ferrovias que passam pela região, além da ligação férrea entre São Luis, no Maranhão, e Teresina.

O Programa Florestal tem como objetivo colaborar com os esforços do governo do Estado do Piauí no estabelecimento de condições que conduzam à implementação de um modelo sustentado de desenvolvimento setorial, tomando por base um potencial florestal a ser estabelecido a partir de florestas plantadas e a capacidade de transformação desse potencial em bens e serviços, permitindo alavancar seu crescimento sob os princípios da sustentabilidade econômica, base para o atendimento de critérios sociais e ambientais.