Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Perímetro Irrigado Mandacaru, em Juazeiro (BA)
conteúdo

Notícias

Perímetro Irrigado Mandacaru, em Juazeiro (BA)

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) celebrou convênio com o Distrito de Irrigação Mandacaru, também localizado no município de Juazeiro, envolvendo recursos da ordem de R$ 3,2 milhões.
publicado: 30/12/2009 15h10, última modificação: 01/11/2022 14h12

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) celebrou convênio com o Distrito de Irrigação Mandacaru, também localizado no município de Juazeiro, envolvendo recursos da ordem de R$ 3,2 milhões. Os recursos serão aplicados na modernização dos sistemas de irrigação dos lotes agrícolas e vai beneficiar todos os irrigantes do Perímetro de Irrigação Mandacaru. A assinatura do convênio aconteceu na terça-feira (29).

De acordo com a superintendente regional da Codevasf, em Juazeiro, Ana Angélica Almeida Lima, a proposta para mudança do método de irrigação parcelar foi baseada em um estudo sobre impactos ambientais, econômicos e sociais pertinentes à alteração do sistema de irrigação do perímetro de irrigação Mandacaru, realizado pelos engenheiros agrônomos Rodrigo Vieira e Frederico Calazans e pelo engenheiro eletricista Juan Ramon Fleischmann, da Codevasf.

O estudo conferiu à Codevasf, em novembro deste ano, o Prêmio ECO 2009 na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos. Ele consiste no desenvolvimento de uma metodologia inovadora, calcada na teoria da eficiência de aplicação de água e do consumo de energia baseado em análises obtidas a partir da alteração dos sistemas de irrigação por gravidade para sistemas pressurizados.

A mudança do método implicará em uma significativa redução do volume anual bombeado e do consumo de energia elétrica, levando ao aumento da competitividade dos beneficiários no mercado e de sua lucratividade.