Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Seminário de Piscicultura
conteúdo

Notícias

Seminário de Piscicultura

Acontece no Teatro 7 de Setembro, em Penedo (AL), o Seminário da Piscicultura Alagoana. O evento reúne mais de 300 empresários, empreendedores, técnicos e produtores, além de representantes de empresas públicas e privadas da Bahia, Sergipe e outros estados do Nordeste.
publicado: 24/08/2006 16h35, última modificação: 01/11/2022 14h09

Acontece no Teatro 7 de Setembro, em Penedo (AL), o Seminário da Piscicultura Alagoana. O evento reúne mais de 300 empresários, empreendedores, técnicos e produtores, além de representantes de empresas públicas e privadas da Bahia, Sergipe e outros estados do Nordeste. Os participantes trocam idéias e experiências sobre novas alternativas de desenvolvimento da piscicultura regional.

Na abertura do encontro, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, fez uma apresentação especial sobre o Arranjo Produtivo Local da Piscicultura, que este ano abrangerá 15 municípios na área de atuação da Codevasf em Alagoas, dobrando a produção de pescado que, em 2005, atingiu 1.200 toneladas. Ele também detalhou a construção de duas unidades de beneficiamento de pescado nos municípios de Pão de Açúcar e Penedo, através de uma parceria entre Codevasf, governo do estado e prefeituras dos dois municípios. Para o presidente da Câmara Setorial de Aqüicultura do Baixo São Francisco, Luiz Carlos Galindo, as unidades vão garantir a abertura de novos mercados, o aumento dos lucros e a segurança para a comercialização do pescado cultivado.

Além disso, Antonio Nélson anunciou a conclusão do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua/SF, prevista para o primeiro semestre de 2007. No local, serão prestados serviços aquaculturais nas áreas de patologia, genética, nutrição, qualidade de água, além de ser um centro de pesquisa aplicada e de capacitação, que servirá de base para a consolidação do Pólo de Aqüicultura do Baixo São Francisco e como logística para o curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, que foi recentemente criado em Penedo/AL.

O seminário é uma promoção da Codevasf, Sebrae e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP/PR, órgão da Presidência da República. A programação aborda, entre outras questões, o setor produtivo da Tilápia em Alagoas e as oportunidades de comercialização do pescado no mercado nacional, além de debate sobre as maneiras para se obter uma produção eficiente. No encerramento, haverá uma mesa redonda para debater as questões sobre licenciamento ambiental para a piscicultura. E, paralelo ao evento, está sendo realizado mini-curso sobre o beneficiamento da Tilápia.