Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Peixamento em Alagoas
conteúdo

Notícias

Peixamento em Alagoas

Cerca de 18 mil alevinos foram colocados em doze barragens localizadas na zona rural do município de Piranhas, sertão alagoano.
publicado: 10/09/2009 09h16, última modificação: 01/11/2022 14h11

Cerca de 18 mil alevinos foram colocados em doze barragens localizadas na zona rural do município de Piranhas, sertão alagoano. Os peixamentos fazem parte de uma ação da Codevasf de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Piranhas e devem promover a segurança alimentar a uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, além de estimular a atividade pesqueira como geradora de trabalho e renda.

Para o chefe da Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI), Álvaro Albuquerque, as ações de peixamento são fundamentais para a revitalização da piscicultura na região do Baixo São Francisco, especialmente em zonas rurais com um população em situação social de maior vunerabilidade. “Essa é uma ação pioneira da Codevasf em Piranhas, pois é a primeira vez que realizamos um peixamento em barragens no município. A partir dos resultados sociais e ambientais, pretendemos realizar anualmente o povoamento de alevinos com o objetivo de manter as condições de pesca”, declarou.

Ele ainda destacou o impacto positivo que os peixes trarão à vida da população, já que uma das espécies colocadas nas barragens, o tambaqui, alimenta-se de caramujos, principal hospedeiro intermediário do verme parasita causador da esquitossomose.

Esse não é o primeiro peixamento que a Codevasf realiza em Piranhas. No dia 03 de junho, em meio às comemorações dos cento e vinte dois anos de emancipação política do município, foram soltos cerca de 600 mil alevinos nas águas do rio São Francisco. A recomposição da ictiofauna do vale do São Francisco é uma das ações da Codevasf dentro do Programa de Revitalização do chamado “Rio da Integração Nacional”.