Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Peixamento em Alagoas
conteúdo

Notícias

Peixamento em Alagoas

As localidades de Sapé, Alecrim e Cabo do Pasto, no município de Igreja Nova (AL), foram beneficiadas com peixamento de açudes realizados pela Codevasf/Alagoas
publicado: 07/12/2006 14h47, última modificação: 01/11/2022 14h10

Atendendo reivindicação das associações de pescadores das localidades de Sapé, Alecrim e Cabo do Pasto, no município de Igreja Nova (AL), técnicos da Codevasf/Alagoas realizaram o peixamento de dois açudes que beneficiam as três comunidades. Foram colocados, no total, cerca de 15 mil alevinos das espécies Tambaqui, Piau e Curimatã- Pacú.

O peixamento de açudes públicos faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Segundo o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, neste ano a Companhia já realizou mais de 30 peixamentos e doações de alevinos às comunidades de pescadores alagoanos. "Os resultados deste trabalho são de grande importância para os ribeirinhos, principalmente agora na época de reprodução dos peixes", afirma Álbuquerque. Ele ressalta que "em 2006, enfrentamos algumas dificuldades quanto à manutenção do plantel de
reprodutores, mas em 2007, com a previsão de investimentos da ordem de 300 mil de Reais, conseguiremos aumentar o número de peixamentos no estado."

Os alevinos colocados nos açudes são reproduzidos artificialmente na Estação de Piscicultura do Itiúba, situada no município de Porto Real do Colégio, onde está sendo implantado o Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco (CERAQUA-SF), também inserido no Programa de Revitalização. O local deve concentrar o que há de melhor em pesquisas e realizações na área de aqüicultura não só do Brasil, mas também de outros países.