Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Sistema Itaparica
conteúdo

Notícias

Sistema Itaparica

O cultivo de oleaginosas voltado para a produção de biodiesel dentro do sistema de produção agrícola familiar foi a temática da discussão entre a Codevasf, a Chesf e a empresa francesa Dagris.
publicado: 25/08/2006 10h03, última modificação: 01/11/2022 14h09

O cultivo de oleaginosas voltado para a produção de biodiesel dentro do sistema de produção agrícola familiar foi a temática da discussão entre a Codevasf, a Chesf e a empresa francesa Dagris. A reunião, que aconteceu na Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA), foi pautada na possibilidade de cooperação técnica entre as Companhias brasileiras, a Dagris e as organizações de produtores para beneficiar os pequenos agricultores dos Perímetros de Irrigação do Sistema Itaparica, em Pernambuco e na Bahia.

Também estiveram presentes à reunião os superintendentes regionais da Codevasf Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), Reginaldo Paes e Alcides Modesto, respectivamente; o coordenador do convênio Codevasf/Chesf, Mateus Ventura; o coordenador do Empreendimento Itaparica/Chesf, Carlos Roberto Aguiar e técnicos da Codevasf.

As negociações ainda estão na fase de estudos e de prospecção de possibilidades de cooperação. O diretor da Área de Produção da Codevasf, Jonas Paulo, espera que a empresa francesa prepare uma proposta que tenha uma dimensão estratégica e que possibilite, nos próximos cinco a seis anos, trabalhar uma produção integrada. "O que nos interessa é a produção agrícola e a industrialização, e a Dagris tem uma vasta experiência na África com a construção de unidades industriais articuladas com a produção agrícola, na agricultura familiar", completou.

O objetivo dessa cooperação é a produção de oleaginosas, biodiesel e a inserção no Programa Nacional de Biodiesel do governo federal. A idéia, no primeiro momento, é realizar um estudo de viabilidade para detectar quais culturas seriam mais viáveis para o cultivo. E, no segundo momento, acontecer a implantação de usinas-piloto para produção de biodiesel nos perímetros do Sistema Itaparica.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Os Perímetros do Sistema Itaparica apresentam o potencial para essa experiência: agricultura familiar, infra-estrutura irrigada e área de sequeiro. A Chesf proporcionou aos reassentados infra-estrutura de qualidade de vida, bem como habitação, água e energia. O coordenador da Chesf/CEI, Carlos Roberto Aguiar, falou que, pelo encaminhamento da reunião, é possível afirmar que há possibilidade de trabalhar com a Dagris.

A Dagris atua em 25 países, trabalhando com produção de algodão e biodiesel em parceria com organizações de agricultores familiares. O procurador da empresa, no Brasil, Gérard Scerb, explicou que a Dagris está colocando todo a seu conhecimento na área em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. "Demos todas as condições para firmar um acordo de cooperação onde nós podemos assegurar consultoria, visando futuras a parcerias industriais e econômicas com os brasileiros", finalizou.