Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Palestra sobre comercialização de mel na Bahia
conteúdo

Notícias

Palestra sobre comercialização de mel na Bahia

A Codevasf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveram uma palestra sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB) para prefeitos e secretários de agricultura de 27 municípios do norte da Bahia
publicado: 06/10/2009 14h59, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveram uma palestra sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB) para prefeitos e secretários de agricultura de 27 municípios do norte da Bahia. O encontro foi realizado no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro. O palestrante foi o fiscal federal agropecuário Antônio Carlos Matta, da superintendência federal de agricultura no estado, localizada em Salvador.

Durante o encontro foram detalhadas as exigências para a comercialização de produtos apícolas no estado, e como as prefeituras devem participar do SISB. Segundo Antônio Matta, “a comercialização de produtos apícolas sofreu um embargo durante seis anos em todo o país, mas há três anos voltamos a exportar. Também foram criadas várias associações e cooperativas, que repassam os produtos para as prefeituras usarem na merenda escolar. Hoje esta é uma das atividades econômicas que mais crescem em muitos estados, principalmente no nordeste”.

O fiscal agropecuário aproveitou a oportunidade para trocar experiência com os participantes, e tirar as dúvidas sobre as exigências dos mercados nacional e internacional para comercialização de produtos apícolas, segundo normas da Secretaria de Defesa Agropecuária.

A programação do encontro terminou com uma visita técnica a uma área onde poderá ser construído um entreposto para comercialização de mel e cera de abelha em Juazeiro. A organização do evento foi da Codevasf por meio da Unidade de Arranjos Produtivos Locais, da Gerência Regional de Revitalização.