Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Ovinocaprinocultura
conteúdo

Notícias

Ovinocaprinocultura

A Codevasf investe na estruturação da ovinocaprinocultura em Minas Gerais, com o repasse de recursos financeiros da ordem de R$ 544,8 mil por meio de convênios firmados com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas (Accomontes).
publicado: 11/07/2008 10h03, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf investe na estruturação da ovinocaprinocultura em Minas Gerais, com o repasse de recursos financeiros da ordem de R$ 544,8 mil por meio de convênios firmados com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas (Accomontes). Com esse recurso, foi possível a aquisição de um laboratório móvel, quatro motocicletas, 100 matrizes e 5 reprodutores de alta linhagem genética, visando a melhoria do rebanho regional de caprinos e ovinos. A ação beneficia 80 pequenos produtores rurais dos municípios de Montes Claros, Francisco Sá, Porteirinha e Coração de Jesus, que têm missão de difundir esse trabalho em suas regiões.

“A parceria que temos com a Codevasf foi o primeiro passo e fator determinante para a estruturação da ovinocaprinocultura no Norte de Minas. Embora muito nova entre os produtores rurais, essa atividade produtiva já tem hoje um plantel estimado em mais de trinta mil cabeças na região, comercializando em torno de duas mil por mês”. Foi o que disse a presidente da Accomontes, Idalina Almeida, durante o recebimento do laboratório móvel e das quatro motocicletas disponibilizados pela Empresa, para prestar toda a assistência aos produtores rurais. Com a presença de toda a diretoria e vários produtores da Accomontes, essa solenidade aconteceu no Parque de Exposições João Alencar Athayde, como parte de um dos eventos da 34ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros.

O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, disse que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, implementa estratégias para o desenvolvimento integrado e sustentável da região, por meio da articulação com órgãos e entidades estruturadoras dos Arranjos Produtivos Locais. Disse ainda que as características do clima e do solo da região, aliadas à proximidade com o mercado consumidor, podem transformar essa região numa grande produtora de ovinos e caprinos.