Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Obras do São Francisco são vistoriadas pelo presidente Lula
conteúdo

Notícias

Obras do São Francisco são vistoriadas pelo presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está realizando, desde ontem (14), vistoria nas obras de revitalização e integração do rio São Francisco. Durante a viagem de três dias, o presidente percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, acompanhado de governadores e ministros
publicado: 15/10/2009 09h26, última modificação: 01/11/2022 14h11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está realizando, desde ontem (14), vistoria nas obras de revitalização e integração do rio São Francisco. Durante a viagem de três dias, o presidente percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, acompanhado de governadores e ministros.

Na segunda-feira (12), em seu programa de rádio “Café com o Presidente”, Lula afirmou que o projeto do São Francisco é vital para o País porque, além de recuperar as margens do rio, levará saneamento básico e água a milhões de pessoas afetadas pela seca. “Esse canal, na verdade, vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará. São as pessoas que vivem o drama da seca mais forte do que qualquer outro cidadão brasileiro. Ou seja, é uma coisa secular”, disse, acrescentando que a água vai perenizar rios da região, além de manter o nível dos açudes em um patamar que viabilize a pequena agricultura e a irrigação nestes estados.

A revitalização do São Francisco vai custar mais de R$ 6 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é concluir parte dela já no ano que vem e outra em 2012. O presidente lembrou que Brasil tenta fazer a obra desde 1846, mas que o projeto nunca foi realizado por questões políticas e por divergências entre estados doadores e receptores. “O dado concreto é que alguém tinha que fazer – e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais”, enfatizou. O presidente lembrou, ainda, que a água é um direito fundamental do ser humano e que o Estado brasileiro tem que assumir esta responsabilidade.

MINAS GERAIS E BAHIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã de quarta-feira (14/10) as cidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Durante a visita as obras de revitalização do rio São Francisco em Buritizeiro, o ministro agradeceu ao presidente o apoio decisivo para o avanço das obras de revitalização e do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Num rápido discurso, Geddel fez um breve resumo sobre o estágio atual das obras dos Eixos do Projeto São Francisco. No Eixo Norte, as obras já avançaram 13,7%, e no Eixo Leste, 16%. Mais de 8.500 trabalhadores estão contratados diretamente para atuar nos Eixos.

O presidente Lula disse que o Projeto São Francisco é a prova concreta e definitiva que o seu governo cumpre o que promete e faz obras em benefício da comunidade. Ele adiantou que o Projeto São Francisco não será totalmente concluído ainda no seu governo, mas tem certeza do sucesso da consolidação dessa obra.

Também acompanham o presidente na viagem ao São Francisco, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE).

Depois de Minas Gerais, a comitiva seguiu para a cidade de Barra, na Bahia, onde fez uma visita, no período da tarde, aos pontos de dragagem e de controle de processos erosivos. Essa ação em Barra faz parte do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, que, entre outras ações, melhorará a navegabilidade do rio no trecho Ibotirama-Juazeiro, na Bahia. O presidente da Codevasf, Orlando Castro, acompanhou a vistoria das obras.

Logo em seguida, a comitiva seguiu para as obras do Eixo Leste do Projeto São Francisco, no acampamento do Lote 11, no município de Custódia, em Pernambuco. Durante a noite, o presidente Lula e convidados verificaram os trabalhos noturnos feitos em campo. A comitiva pernoita nos alojamentos do canteiro de obras e até sexta-feira (16/10), cumprirá uma extensa agenda nas obras do Projeto.

Fonte: Em Questão/Presidência da República e Ministério da Integração Nacional