Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Nova variedade de melancia testada no perímetro de Curaçá
conteúdo

Notícias

Nova variedade de melancia testada no perímetro de Curaçá

Com o objetivo de divulgar o resultado do experimento com a melancia opara, primeira variedade resistente ao oídio, doença causada por fungo que prejudica as colheitas no semi-árido, foi realizado um Dia de Campo no perímetro de irrigação Curaçá, em Juazeiro (BA)
publicado: 28/08/2008 14h59, última modificação: 01/11/2022 14h10

Com o objetivo de divulgar o resultado do experimento com a melancia opara, primeira variedade resistente ao oídio, doença causada por fungo que prejudica as colheitas no semi-árido, foi realizado um Dia de Campo no perímetro de irrigação Curaçá, em Juazeiro (BA). A ação é uma iniciativa da Codevasf em parceria com a Embrapa e a Plantec, empresa contratada pela Codevasf para prestar assistência técnica rural (ATER). O evento, também, serviu para trabalhar técnicas de manejo e comercialização do fruto.

Na região são cultivados cerca de 400 hectares de melancia por ano. O coordenador da equipe de ATER, Cláudio Lasa, justifica a escolha do perímetro para testar o experimento. “Nós escolhemos o perímetro de Curaçá em função de aqui haver uma maior concentração de produtores que cultivam a melancia, e a partir dos resultados a equipe técnica vai repassar, no seu trabalho diário, os resultados para os produtores de outros perímetros”, conta.

A variedade de melancia opara é resultado de mais de dez anos de pesquisa e foi desenvolvida especialmente para as condições irrigadas do Semi-árido. “O fruto tem potencial para atingir uma maior produtividade sem utilização de oicidas, reduzindo assim os impactos sobre o meio-ambiente oferecendo alimentos mais saudáveis para o consumidor”, informa Dra. Rita de Cássia, pesquisadora da Embrapa.

Romário Santos, produtor que forneceu a área para o cultivo, se diz animado. A sua família produz melancia há quase 15 anos e eles já perderam várias colheitas em função do oídio. “Com a opara nós poderemos economizar cerca de 30%, em função do não uso de defensivos agrícolas que combatem a doença, além de termos um aumento na produção, pois poderemos fazer duas colheitas”, finaliza.

A Embrapa aproveitou o evento para apresentar aos produtores novas variedades, mais consumidas no sul e sudeste. São elas a BRS soleil e BRS Kuarah. Os frutos são menores, apresentam uma coloração amarela e têm alto teor de vitamina A, destacando-se como um possível produto para exportação.

As sementes da opara estarão sendo comercializadas a partir do segundo semestre de 2008.