Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Mini-curso na Fenagri
conteúdo

Notícias

Mini-curso na Fenagri

Os mini-cursos serão realizados durante os dias 08 e 09 de novembro, com 8h/aula. Os interessados podem participar de mais de um curso em dias alternados.
publicado: 31/10/2006 15h11, última modificação: 01/11/2022 14h10

Fonte: Clas Comunicação

O mini-curso Produção Integrada de Manga, ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Semi-Árido, Paulo Roberto Coelho Lopes e Flávia Rabelo Barbosa, que acontece no dia 08 de novembro, tem o objetivo de agregar qualidade, produtividade e sustentabilidade ao agronegócio da manga no vale do São Francisco, responsável por mais de 90% da manga exportada pelo Brasil.
O Programa de Produção Integrada de Manga é gerenciado pela Embrapa, com apoio financeiro do CNPq e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. No vale do São Francisco, cerca de 1.388 parcelas em 7.000 ha, de 256 empresas são submetidas às normas técnicas da produção integrada para a cultura. Sendo que 20 delas já receberam o certificado de produção integrada.
Segundo Alberto Galvão, coordenador da Fenagri 2006 e superintendente da Valexport, a produção Integrada de Manga no submédio São Francisco surgiu mediante a demanda dos produtores da região, preocupados em atender às exigências do mercado Europeu, o qual poderia impor restrições às importações. "A produção integrada, além de ser uma proposta de agricultura sustentável sob os pontos de vista ecológico, social e econômico, aumenta muito a possibilidade das frutas produzidas concorrerem com maior competitividade nos principais mercados importadores.
Além da qualidade visual das frutas, os importadores passaram a exigir controle sobre todo o sistema de produção, de modo a permitir a rastreabilidade do produto", destaca. Dentre as vantagens econômicas advindas com a Produção Integrada, os pesquisadores da Embrapa Semi-árido destacam a minimização de custos de produção decorrentes de desperdícios e usos de insumos agrícolas. Nas áreas sob o cultivo da PI-Manga no pólo de irrigação Petrolina-Juazeiro, o manejo inovador do controle de pragas e doenças resultou em reduções expressivas no uso de insumos químicos nos pomares.

Outros temas

Também serão abordados temas como pós-colheita de frutas, gerenciamento de pequenas propriedades, produção de Vinhos no vale do São Francisco, entre outros. Os mini-cursos serão realizados durante os dias 08 e 09 de novembro, com oito horas de aulas teóricas e práticas. O valor da inscrição para cada mini-curso custa R$ 30. Os interessados podem participar de mais de um curso em dias alternados.

Além dos mini-cursos, a Fenagri 2006 ,que acontece de 08 a 11 de novembro inclui em sua programação espaço para exposição de produtos e serviços com 350 estandes, visitas técnicas, rodada de negócios e o III Fórum Internacional de Logística e Fruticultura, e também a realização do Festival Gastronômico "Frutas do Vale do São Francisco". Promovido pelo Sebrae, o festival faz parte do Circuito Delícias de Pernambuco e é o primeiro do gênero na região.

As inscrições para mini-cursos, visitas técnicas, fórum, como também informações, aquisição de estandes e inscrições para os demais eventos já podem ser feitas através do site: www.fenagri2006.com.br ou pelos telefones: (87) 3862-1892  e 3863.6000.