Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Mali busca parceria com a Codevasf
conteúdo

Notícias

Mali busca parceria com a Codevasf

O presidente da Codevasf, Orlando Castro, recebeu, em seu gabinete, representantes do governo do Mali. O objetivo foi iniciar entendimentos para retomar a parceria com a Companhia iniciada em 2002 por meio de Termo de Cooperação Técnica
publicado: 10/09/2008 12h05, última modificação: 01/11/2022 14h10

O presidente da Codevasf, Orlando Castro, recebeu, em seu gabinete, representantes do governo do Mali. O objetivo foi iniciar entendimentos para retomar a parceria com a Companhia iniciada em 2002 por meio de Termo de Cooperação Técnica visando ao apoio na implantação de áreas irrigadas naquele país. A iniciativa faz parte do atual momento de retomada de parcerias entre o governo brasileiro e países africanos.

Participaram do encontro o assessor econômico do presidente da República do Mali, Modibo Makalou, e seu assistente, Diakaridia Coulibaly, acompanhados do Cônsul-Geral da República do Mali no Brasil, Gerard Scerb, e o terceiro-secretário, Tiago Santos. O diretor da Área de Empeendimentos de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, e o assessor da Presidência Manuel Matheus Ventura Filho estiveram presentes na reunião.

O Mali conta com 100 mil hectares de área irrigável. Para desenvolver a região, o governo do país está buscando a experiência da Codevasf e de outros parceiros que detêm conhecimento no assunto. Por meio desse apoio, os malianos pretendem adquirir informações para formar distritos de irrigação, implantar sistemas de gestão de água e outras ações.

SAIBA MAIS SOBRE O MALI

País de colonização francesa é um dos mais pobres da África. Quase 70% da população, majoritariamente muçulmana é analfabeta e 80% dela vive no campo. A economia baseia-se na pecuária e na lavoura, principalmente de algodão. Mali possui reservas de ouro, tungstênio, diamante e petróleo, mas não tem infra-estrutura de exploração.

Embora pequeno, esse país de pouco mais de 1.200.000 quilômetros quadrados, apresenta uma diversidade geográfica muito grande. A região norte de Mali, na fronteira com a Argélia, é totalmente árida e faz parte do Deserto do Saara (habitado por nômades tuaregues), enquanto que o sul é verde e fértil, banhado por duas bacias hidrográficas: a do Rio Níger e a do Rio Senegal (onde se concentra a maior parte da população).

Fonte: http://www.girafamania.com.br