Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Mais peixamentos em Alagoas
conteúdo

Notícias

Mais peixamentos em Alagoas

Dando continuidade às ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, a Codevasf em Alagoas realizou peixamento em açudes e lagoas de três localidades do interior do município de Estrela de Alagoas, na região agreste do estado. A solicitação de peixamentos foi feita pela União das Associações de Moradores
publicado: 20/06/2008 16h32, última modificação: 01/11/2022 14h10

Dando continuidade às ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, a Codevasf em Alagoas realizou peixamento em açudes e lagoas de três localidades do interior do município de Estrela de Alagoas, na região agreste do estado. A solicitação de peixamentos foi feita pela União das Associações de Moradores. Foram beneficiadas as comunidades de Lagoa do Exú, Adalberon e Impueiras. Mais de 20 mil alevinos com tamanho entre 5 e 10 centímetros foram soltos nos logradouros públicos e a expectativa é de que até na Semana Santa de 2009 os peixes já estejam com uma média de peso perto de 1 quilo.

Estrela de Alagoas é um dos mais novos municípios do estado, emancipado em 1993. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,55, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Possui cerca de 16 mil habitantes de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000), e está localizada na Microrregião de Palmeira dos Índios, a 116 km de Maceió.


NÚMEROS ANIMADORES

Outro peixamento, com mais de 500 mil peixes, foi realizado na localidade de Marituba do Peixe, onde está localizada a Várzea da Marituba, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA). No local, a Codevasf vem realizando constantemente a reposição de peixes com espécies nativas do São Francisco, principalmente o Surubim. Por meio da Associação de Pescadores da Marituba, os técnicos têm repassado aos ribeirinhos os cuidados necessários para o desenvolvimento da piscicultura na região.

Um levantamento preliminar feito pelos técnicos da Estação de Piscicultura do itiúba, localizada no município de Porto Real do Colégio (AL), onde os alevinos são produzidos artificialmente, demonstra números animadores sobre a quantidade de peixes soltos em lagoas, açudes e rios do estado, e pode contabilizar mais de um milhão e meio de alevinos somente neste primeiro semestre de 2008.