Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Lixo em Janaúba tem novo destino
conteúdo

Notícias

Lixo em Janaúba tem novo destino

A Codevasf anunciou, na semana passada, a liberação de cerca de 853,8 mil reais, correspondente à primeira parcela dos recursos de um convênio no valor de 2,6 milhões de reais assinado com a prefeitura de Janaúba (MG).
publicado: 24/09/2008 15h51, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf anunciou, na semana passada, a liberação de cerca de 853,8 mil reais, correspondente à primeira parcela dos recursos de um convênio no valor de 2,6 milhões de reais assinado com a prefeitura de Janaúba (MG). O objetivo é implantar, naquele município,  um aterro controlado e adquirir máquinas e equipamentos para sua operação e coleta do lixo e, ainda, implantação de um galpão para triagem de material reciclável com os devidos equipamentos e aquisição de lixeiras.

Os recursos para implantação desse empreendimento são oriundos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Essa obra vem resolver um dos maiores problemas ambientais de Janaúba, que é a disposição inadequada dos resíduos sólidos a céu aberto, gerados por uma população de mais de 70 mil pessoas que produzem aproximadamente 166 metros cúbicos de resíduos domiciliares e comerciais na área urbana do município.

Com a implantação dessa obra, também será possível a coleta do lixo séptico gerado nos estabelecimentos de saúde do município janaubense. Ainda de acordo com essa parceira entre a Codevasf e a prefeitura de Janaúba, que não poupou esforços para implantação dessa grande obra, os municípios de Nova Porterinha e de Verdelândia também poderão utilizar esse aterro para depósito de seus resíduos; cabendo a cada município definir a viabilidade de usá-lo ou não.

Com a conclusão desses serviços no próximo mês de dezembro, o município de Janaúba, pelos próximos 26 anos, não precisará se preocupar com o destino dos seus resíduos sólidos,é o que afirma Anderson Chaves.