Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Lançamento de manual de piscicultura no CERAQUA/SF
conteúdo

Notícias

Lançamento de manual de piscicultura no CERAQUA/SF

A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas promove amanhã (18) o lançamento do Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede, no auditório do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do São Francisco – CERAQUA/SF, no município de Porto Real do Colégio.
publicado: 17/03/2009 15h09, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas promove amanhã (18) o lançamento do Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede, no auditório do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do São Francisco – CERAQUA/SF, no município de Porto Real do Colégio. A solenidade vai reunir técnicos da Codevasf, autoridades da região, alunos, professores e pesquisadores do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas – Polo Penedo (AL).

O Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede foi elaborado por técnicos do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), contratado pela Codevasf, com o objetivo de fomentar a produção de peixe através do fornecimento de material didático e atualizado sobre o sistema intensivo de criação em tanques-rede. Entre os colaboradores técnicos estão profissionais da Codevasf e da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, da Presidência da República (SEAP/PR).

O manual aborda desde o início da atividade piscícola, passando pelo manejo do sistema de tanques-rede, legislação de criação em águas públicas, linhas de crédito, assistência técnica, despesca, transporte e comercialização. O manual deverá ser doado a instituições de ensino e lideranças do setor de piscicultura no estado.

Logo após o lançamento do manual, será iniciado um curso sobre biossegurança em laboratório ministrado pelos professores-doutores Emerson Soares, Themis Silva, Denise Pinheiro e a química Nadjane Leite dos Santos, todos da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). O Curso, fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Codevasf e a UFAL, é destinado a profissionais da área de engenharia de pesca e aquicultura, contando com uma carga horária de 16 horas-aula.