Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Lançado Prêmio Nacional do Desenvolvimento Regional
conteúdo

Notícias

Lançado Prêmio Nacional do Desenvolvimento Regional

O Ministério da Integração Nacional lançou hoje (09/12), no auditório da Codevasf, em Brasília, o I Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional
publicado: 09/12/2009 14h55, última modificação: 01/11/2022 14h11

O Ministério da Integração Nacional lançou hoje (09/12), no auditório da Codevasf, em Brasília, o I Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional.

A primeira edição do prêmio é uma homenagem ao economista Celso Furtado pela sua contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional no Brasil e comemora os 50 anos do lançamento de seu clássico “Formação Econômica do Brasil”, livro que aborda o processo histórico de formação da economia brasileira traduzido para vários idiomas.

Os projetos, trabalhos e ações que concorrem ao prêmio serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas brasileiros oriundos da academia, do terceiro setor, do governo federal e da iniciativa privada.

Na categoria produção do conhecimento acadêmico estão teses e dissertações de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de desenvolvimento regional. Em Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional serão avaliados relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementadas por instituições públicas, privadas ou da sociedade civil, capazes de gerar mudanças estruturais e transformações do território onde está instalado e de seu entorno.

Já em Projetos Inovadores para Implantação no Território participarão várias propostas de atuação com base territorial e com foco social, econômico, cultural ou ambiental, que tenham comprovado o potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional por meio da dinamização econômica e inclusão produtiva.

Em cada categoria o vencedor receberá o valor de R$ 46.500,00 (quarenta e seis mil e quinhentos reais) e o segundo colocado a quantia de R$ 23.250,00 (vinte e três mil duzentos e cinqüenta reais).

Os objetivos do prêmio são estimular o conhecimento acadêmico sobre o tema, incentivar as boas práticas territoriais, instigar novos projetos de desenvolvimento regional e gerar uma ampla visibilidade, para a sociedade em geral, sobre as ações e conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Júlio César de Araújo Nogueira, enfatizou que o objetivo geral do prêmio vai além de estudos teóricos e conceituais, segundo ele, a proposta se diferencia por apresentar um novo olhar e uma nova fórmula de fazer política com clareza de objetivos visando à sustentabilidade da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

“A importância do economista Celso Furtado no surgimento da diferença regional do Brasil elevou a discussão ao âmbito nacional e com isso estimulou a adoção de políticas estratégicas para o funcionamento da economia”, afirmou Henrique Villa, secretário de Políticas de Desenvolvimento regional.

Mais informações sobre o Prêmio no sítio www.mi.gov.br/premio

FONTE: Ministério da Integração Nacional