Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Jovens capacitados em operação e manutenção de tratores
conteúdo

Notícias

Jovens capacitados em operação e manutenção de tratores

A Unidade de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã no Perímetro Irrigado do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), realiza Curso Básico de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Cerca de 14 estudantes, filhos de pequenos produtores rurais, participam do treinamento
publicado: 22/10/2008 14h00, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Unidade de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã no Perímetro Irrigado do Itiúba (PIT), no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas, está realizando até o dia 24 de outubro o Curso Básico de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Cerca de 14 estudantes, filhos de pequenos produtores rurais do PIT, participam do treinamento. A carga horária é de 90 horas-aula no horário de 14 às 18hs.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, ressalta a importância dos cursos realizados pelas unidades do Projeto Amanhã no estado, por serem voltados a temas do cotidiano dos agricultores da região.

Para o coordenador regional do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas, Cleudson das Neves Bernardino, o curso, além de preparar os estudantes para uma nova atividade dentro de sua área de convivência, pode abrir caminhos para o desempenho de uma profissão muito valorizada na região, devido ao grande número de  empresas agrícolas no estado, notadamente as ligadas ao setor sucroalcooleiro.

“Eu vejo o curso como uma boa oportunidade de trabalho no futuro”, afirma o estudante Lucas Bezerra Garcia, de 13 anos, morador da Barra do Itiúba. Filho de um operador de máquinas, Lucas acha ainda que “os ensinamentos vão ajudar os alunos a não ficarem desempregados”.

Segundo o auxiliar técnico em desenvolvimento regional e instrutor, Carlos Alberto Santos, o curso compreende aulas práticas e teóricas sobre mecânica básica e atividades como operação de máquinas, manutenções diária e mensal, medidas preventivas de segurança, uso de implementos agrícolas (roçadeira, grade de arrasto, enxada rotativa e sulcador).

Diariamente os alunos são avaliados pelo instrutor e ao final do curso eles  receberão certificado de conclusão.